Menu
Mundo

Ucrânia não detecta mudança nos níveis de radiação na usina nuclear atacada

“O regulador ucraniano disse à AIEA que não há mudanças registradas nos níveis de radiação em Zaporizhia”, tuitou o órgão da ONU

Redação Jornal de Brasília

03/03/2022 23h44

Atualizada 04/03/2022 0h08

Imagem: Reprodução/Youtube

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou nesta sexta-feira (4) que as autoridades ucranianas não detectaram mudanças nos níveis de radiação na usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa, atingida por bombardeios russos.

“O regulador ucraniano disse à AIEA que não há mudanças registradas nos níveis de radiação em Zaporizhia”, tuitou o órgão da ONU. Anteriormente, o diretor da agência, Rafael Mariano Grossi, havia pedido “o fim do uso da força” e alertado para um “perigo grave se os reatores fossem atingidos”.

Autoridades dizem que segurança está ‘garantida’

Autoridades ucranianas disseram que a segurança na usina nuclear de Zaporizhia está “garantida”.

“O diretor da usina disse que a segurança nuclear agora está garantida. Segundo os responsáveis pela usina, um prédio de treinamento e um laboratório foram afetados pelo fogo”, declarou no Facebook Oleksander Starukh, chefe da administração militar da região de Zaporizhia (sul).

 Incêndio não afetou equipamento ‘essencial’

O equipamento “essencial” da usina nuclear de Zaporizhia, na Ucrânia, não foi afetado pelo incêndio causado por um bombardeio russo, informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nesta sexta-feira, citando autoridades locais.

“A Ucrânia disse à AIEA que o incêndio na usina nuclear de Zaporizhia não afetou o equipamento ‘essencial’ e o pessoal da usina está tomando medidas para mitigar” os danos, tuitou a agência da ONU.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado