O presidente americano Donald Trump classificou como “vergonha” a retomada dos ataques ucranianos a refinarias de petróleo russas, que, segundo ele, pressionam o preço mundial do petróleo. A declaração foi dada em entrevista à emissora Newsmax nesta quinta-feira (15/10).
Trump afirmou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deveria mirar outros alvos para evitar o aumento dos combustíveis. “Há muitos alvos que você pode atingir, mas, quando você atira em refinarias de diesel, onde se produz óleo diesel, e nós precisamos disso, e o mundo precisa disso, então ele não está prestando um bom serviço ao mundo”, disse.
A crítica marca uma nova etapa no crescente desgaste entre Washington e Kiev, pois ocorre dias após Trump ter declarado, na semana passada, um cessar-fogo entre os dois países em relação a infraestruturas energéticas. Na mesma entrevista, o republicano sugeriu que a Ucrânia precisaria de um líder diferente para negociar o fim da guerra com a Rússia. “Acho que Zelensky é mais difícil de lidar do que Putin”, afirmou.
A deterioração da relação coincide com o período pré-eleitoral nos Estados Unidos, onde a alta nos preços dos combustíveis tem afetado a aprovação do presidente às vésperas das eleições de meio de mandato, marcadas para 3 de novembro. Para tentar suavizar o impacto da guerra, Trump fechou um acordo com a Rússia para a liberação de diesel na semana passada, medida que Zelensky criticou por, segundo ele, ajudar Moscou a financiar o conflito.
Anteriormente, em 5 de outubro, Trump já havia responsabilizado os ataques ucranianos às refinarias russas pelo encarecimento da gasolina, negando que o aumento fosse resultado da guerra com o Irã.