Mundo

Temporada do Nobel começa com prêmios na área da ciência

Por Arquivo Geral 29/09/2006 12h00

Nos últimos anos, sildenafil more about pentes de frequência, tadalafil moléculas dançantes elilases foram termos que frequentaram o noticiário para explicar os temas complicados do Prêmio Nobel da área científica, que abrem a temporada do Nobel na semana que vem.

Os primeiro prêmio a ser anunciado será o de Medicina, seguido pelo de Física e de Química, todos com conceitos difíceis que exigem explicações complexas para o grande público, que entende com bem mais facilidade os Prêmios Nobel de Literatura e da Paz.
Este ano, a jornalista especializada em ciência Ulrika Bjorksten está entre os que terão de descrever para o grande público o que motivou o prêmio, equivalente a US$ 1,37 milhão por categoria.

"Metáforas podem ser boas ou ruins, é preciso tomar muito cuidado. Se não se tomar cuidado, as pessoas vão gastar sua energia tentando entender a metáfora e não o que você está tentando explicar", afirmou ela.  Bjorksten, que terá pela primeira vez a missão de escrever sobre os prêmios de Física e Química em nome da Academia Real de Ciências da Suécia, estava calma com a tarefa.

"É uma oportunidade … de mostrar que a ciência é um processo, que as idéias não caem do céu e que há muito trabalho por trás delas", disse a jornalista. Os pentes de frequ ência fizeram parte do Nobel de Física de 2005, dividido pelos norte-americanos Roy Glauber e John Hall e pelo alemão Theodor Haensch, por seu trabalho na área da óptica, em que esses pentes são usados para medições extremamente precisas.

Moléculas dançantes foi o termo usado pela academia para explicar o trabalho dos vencedores do Nobel de Química de 2005, o francês Yves Chauvin e os norte-americanos Robert Grubbs e Richard Schrock, sobre a metátase, em que as moléculas trocam de parceiros para criar novas moléculas. Os lilases apareceram no Nobel de Medicina de 2004, para Rich ard Axel e Linda Buck, pelo trabalho sobre o olfato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pode ser discutível se os prêmios aumentam ou não o interesse geral pela medicina, pela física ou pela química, mas para os cientistas o Nobel ainda é a premiação de mais prestígio do mundo. As ciências econômicas também serão contemp ladas no dia 9 de outubro.

O de economia foi o único Nobel a ser acrescentado aos determinados pelo testamento de Alfred Nobel, datado de 1895, e é financiado pelo Banco Central da Suécia. O Nobel de Literatura será anunciado na primeira ou na segunda quinta-feira de outubro, e o nome do ganhador do Nobel da Paz será divulgado no dia 13 de outubro em Oslo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar