Menu
Mundo

Supremo Tribunal dos EUA abre caminho para envio de 2 presos à Argélia

Arquivo Geral

17/07/2010 18h51

A Corte Suprema dos Estados Unidos abriu hoje a via para o retorno à Argélia de dois homens dessa nacionalidade que estão presos em Guantánamo, apesar dos prisioneiros não quererem voltar a seu país por medo de serem torturados.

 

 

Os juízes do Supremo rejeitaram hoje ver a apelação de Aziz Abdul Naji, que se encontra no centro de detenção dabase naval americana em Cuba desde 2002.

 

 

Na noite anterior o Supremo já tinha autorizado o procedimento para a repatriação de Farhi Saeed bin Mohammed.

 

 

Tanto Naji como Mohammed alegam que se retornarem a sua pátria poderão ser torturados pelo Governo argelino ou por militantes islâmicos.

 

 

Os dois fazem parte de um grupo de seis presos argelinos em Guantánamo que preferem permanecer nessa prisão a retornar a sua nação.

 

 

Ano passado a juíza federal Gladys Kessler tinha sentenciado que as preocupações destes presos sobre sua integridade física deviam ser levadas em conta e que deviam ser obtidas garantias “com verdadeira substância” de que a Argélia trataria eles de modo humano quando retornassem a sua pátria.

 

 

Um tribunal de apelações revogou posteriormente essa sentença e na sexta-feira o Supremo respaldou a decisão da corte de segunda instância.

 

Washington assegura que recebeu garantias de Argel de que tratará esses presos da forma devida e que outros dez presos argelinos foram enviados a sua pátria desde Guantánamo sem que tenham sido vítimas de maus-tratos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado