Menu
Mundo

Soldados e grupos opositores entram em conflito no Irã

Arquivo Geral

07/12/2009 0h00

Soldados das forças de segurança e grupos opositores se enfrentaram em violentos conflitos hoje, em diversos pontos de Teerã, capital do Irã, segundo testemunhas.


Segundo relatos, policiais e milicianos islâmicos Basij utilizaram cassetetes e gás lacrimogêneo para dispersar os simpatizantes do movimento de oposição reformista.


Os confrontos foram confirmados por veículos de comunicação oficiais, como o site da TV estatal via satélite “PressTV”, que assegurou que a Polícia atuou contra “grupos que tentaram se apropriar” dos protestos oficiais.


O centro da cidade amanheceu hoje tomado, após uma noite de protestos. Os telhados voltaram a divulgar o grito “Alahu Akbar”, consagrado durante as manifestações de junho contra a polêmica reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.


Os eventos não puderam ser verificados diretamente pela imprensa internacional, já que as autoridades iranianas advertiram que todas as permissões tinham sido canceladas para trabalhar na rua durante os próximos dois dias.


Além disso, o acesso à internet foi reduzido e o sinal dos telefones celulares foi cortado nas zonas periféricas ao campus universitário, o que complicou o acesso à informação, mas não impediu a mobilização dos opositores.


Algumas páginas reformistas na internet conseguiram informar, no entanto, que houve prisão de algumas pessoas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado