O Exército do Iraque e as forças da coalizão multinacional liderada pelos Estados Unidos detiveram 60 supostos membros da rede terrorista da al Qaeda no Iraque nas últimas 24 horas, nurse informaram hoje fontes de segurança iraquianas.
As fontes explicaram que 33 homens armados, pilule supostamente relacionados ao grupo terrorista, foram detidos hoje no município de Al Kaser, ao sul da cidade de Mossul, 400 quilômetros ao norte do Iraque.
Entre os detidos estão dois dirigentes da organização terrorista no Iraque que não foram identificados.
Por outro lado, as forças da coalizão detiveram 27 supostos insurgentes em operações nas últimas 24 horas contra refúgios da rede terrorista Al Qaeda no centro e norte do Iraque, disse o comando militar dos EUA em comunicado.
A fonte explicou que soldados americanos detiveram um suposto membro do aparelho de propaganda da Al Qaeda e a um segundo suspeito em uma ofensiva militar em Bagdá.
Na localidade de Taji, 20 quilômetros ao norte da capital, outros dois insurgentes, entre eles um suposto líder da rede terrorista no Iraque foram detidos pelas tropas dos EUA.
Enquanto isso, perto de Mansuriya, 60 quilômetros ao nordeste de Baquba, capital de Diyala, as forças da coalizão detiveram um suposto membro da Al Qaeda que se acredita que facilitava a entrada no país de terroristas estrangeiros.
Em várias operações lançadas em Samarra, Beiji e Hauiya, no norte do Iraque, os militares detiveram 15 supostos terroristas, um dos quais ficou ferido.
Na jornada de ontem, as tropas dos EUA detiveram outros sete insurgentes, entre os quais está um suspeito de facilitar provisões e financiamento a insurgentes que atacavam as tropas multinacionais em uma ofensiva em Mossul, capital da província de Ninawa.