O Senado decidiu colocar em votação hoje a entrada da Venezuela ao Mercosul, aprovada no final de outubro pela Comissão de Relações Exteriores da Casa.
O primeiro vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), que preside a sessão, incluiu o tema na agenda de votações da tarde de hoje, informou a Agência Senado.
A votação estava prevista para o último dia 11. Porém, foi adiada um dia antes devido ao clima adverso criado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, ao falar de uma possível “guerra” com a Colômbia em meio às tensões provocadas pelo acordo militar assinado pelos Governos de Bogotá e Washington.
Caso o Senado aprove o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, faltará apenas o sinal verde do Congresso paraguaio.
O protocolo foi aprovado pelos Governos dos quatro países-membros em junho de 2006 e já foi referendado pelos congressos de Argentina e Uruguai.
No Paraguai, o Governo o retirou temporariamente da pauta parlamentar por alegar que não havia um ambiente propício para sua aprovação.