O presidente francês, viagra dosage Nicolas Sarkozy, approved disse hoje que a União Européia (UE) não negociará um novo tratado para resolver a crise institucional provocada pelo “não” em plebiscito na República da Irlanda ao Tratado de Lisboa.
“Não haverá novo tratado, ou é Lisboa ou é Nice”, disse o Sarkozy, cujo país ostenta a Presidência rotativa da UE, em discurso ao Parlamento Europeu.
Sarkozy voltou a advertir que a União Européia não deve cometer “o mesmo erro” de 2004, quando decidiu a ampliação aos países da Europa Central e do Leste sem antes definir a reforma das instituições comuns.
“Que fique claro: se temos que ficar no (Tratado de) Nice, Nice significa a Europa de 27 (países). Se queremos, e eu quero, a ampliação, precisamos de novas instituições antes de nos ampliar”, disse aos eurodeputados.
Sarkozy confirmou que em 21 de julho irá a Dublin, em sua primeira viagem ao exterior como presidente rotativo do Conselho Europeu, “para ouvir, dialogar e tentar encontrar uma solução” para o “não” irlandês.
Afirmou que o propósito da Presidência francesa da UE é “propor um método e, espero, uma solução, de comum acordo com o Governo irlandês, em outubro ou em dezembro”.
“Ninguém disse que o Tratado de Lisboa resolvia todos os problemas”, argumentou Sarkozy, “mas foi e continua sendo a expressão de um compromisso aceitável para todos”.