Menu
Mundo

Rússia e Ucrânia trocam centenas de prisioneiros pela primeira vez em meses

Segundo o comissário ucraniano para os direitos humanos, Dmytro Lubinets, 230 soldados ucranianos foram recuperados na troca, a 49ª desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022

Redação Jornal de Brasília

03/01/2024 15h31

A Rússia e a Ucrânia anunciaram, nesta quarta-feira (3), uma troca de prisioneiros de guerra, algo que não acontecia havia meses.

“Ao fim de um processo complexo de negociação, 248 militares russos foram repatriados do território controlado pelo regime de Kiev”, indicou o ministério russo da Defesa em um comunicado divulgado no Telegram.

Por meses, o governo ucraniano acusou Moscou de minar as negociações para a troca de prisioneiros.

“Mais de 200 de nossos soldados e civis retornaram do cativeiro russo”, comemorou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, no Telegram, junto a um vídeo de homens uniformizados em plena celebração.

Segundo o comissário ucraniano para os direitos humanos, Dmytro Lubinets, 230 soldados ucranianos foram recuperados na troca, a 49ª desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022.

No total, “2.828 defensores [ucranianos] voltaram para suas casas”, afirmou Lubinets.

A última troca, de acordo com a imprensa ucraniana, havia ocorrido em agosto.

Segundo Kiev e Moscou, esta última troca foi alcançada com a mediação dos Emirados Árabes Unidos, parceiro importante da Rússia em várias questões humanitárias, econômicas e energéticas.

 

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado