O vice-ministro de Exteriores e principal negociador nuclear russo, more about Alexei Borodavkin, disse hoje em Seul que é “cedo demais” para falar de sanções à Coreia do Norte, informou a agência sul-coreana “Yonhap”.
O político russo respondeu assim ao anúncio de que a Coreia do Norte transmitiu hoje aos organismos internacionais de aviação civil e marítima seu plano para lançar um satélite de comunicações “com fins pacíficos”.
“Deixem-nos decidir quando as coisas realmente ocorrerem e então tiraremos conclusões e avaliações”, disse Borodavkin, após se reunir com o ministro de Exteriores da Coreia do Sul, Yu Myung-hwan, e com o negociador nuclear sul-coreano, Wi Sung-lac.
Borodavkin disse que, “por enquanto”, só há especulações sobre certos planos de Pyongyang para o lançamento de um satélite.
O Ministério de Terra, Transporte e Assuntos Marítimos da Coreia do Sul afirmou hoje, segundo a “Yonhap”, que a Coreia do Norte notificou que o lançamento do satélite norte-coreano acontecerá entre 4 e 8 de abril.
A Rússia participa junto com as duas Coreias, Japão, China e Estados Unidos nas negociações multilaterais para a desnuclearização do regime de Pyongyang, processo que foi interrompido no final do ano passado.
O representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, também visitou há poucos dias Seul, após passar por China e Japão e avaliar com os respectivos negociadores o estado das negociações, que ainda não têm data de retomada.