A secretária de Estado americana, drugs Condoleezza Rice, website like this afirmou hoje que a mediação do Grupo de Contato para o Kosovo que buscava um acordo sobre o futuro da região, chegou a seu fim e que é o momento de dar um novo passo.
Não podemos ignorar a realidade. Não vai servir para melhorar a estabilidade do Kosovo, disse a secretária de Estado em entrevista coletiva após participar da reunião do Conselho da Otan.
Os EUA se mostraram repetidas vezes a favor da independência da província sérvia de maioria albanesa, algo que poderia ocorrer em qualquer momento uma vez que o Grupo de Contato (formado pelos Estados Unidos, Rússia e União Européia), que tentou que sérvios e albano-kosovares chegassem a um acordo, entregue hoje mesmo seu relatório às Nações Unidas.
Rice reafirmou que seu país considera que chegou o momento de dar novos passos, ao que se opõe a Sérvia e seu aliado Rússia, que prefeririam continuar as negociações sobre o futuro status da província.
A secretária de Estado americana se mostrou a favor de que as Forças para o Kosovo (Kfor) continuem posicionadas na província sérvia sob a resolução 1244 e reiterou a necessidade de que os aliados mantenham uma postura unida para garantir a segurança e estabilidade na região.
Rice explicou que a Aliança está preocupada pela vontade da Rússia de abandonar o Tratado de Armas Convencionais na Europa (Face) e lembrou que o Tratado é a pedra angular da defesa internacional após a Guerra Fria.