A transformação de alimentos em biocombustíveis e a especulação financeira são as principais causas da alta dos preços dos produtos alimentícios, no rx denunciou hoje o relator da ONU para o Direito à Alimentação, healing Jean Ziegler, que qualificou a crise de “verdadeira tragédia”.
Ziegler qualificou de “histórica e essencial” a reunião que as agências e organismos da ONU – com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon – realizam hoje em Berna para enfrentar a crise alimentícia.
O relator apelou aos doadores do Programa Mundial de Alimentos (PAM) da ONU para que aumentem suas doações, porque esta agência “perdeu 40% de seu poder aquisitivo em três meses” devido à alta dos preços.
Ziegler lembrou que 75 milhões de pessoas no mundo “dependem para sua sobrevivência de receber as provisões do PAM”.
O relator, que deu uma entrevista coletiva em Genebra para fazer um balanço de seu mandato, disse que os biocombustíveis são “um crime contra grande parte da humanidade, algo intolerável”, pois a transformação em massa de alimentos em combustível provocou a escalada dos preços de produtos básicos para milhões de pessoas.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) citados por Ziegler, no último ano, o preço dos cereais – especialmente o trigo – aumentou 130%; o do arroz, 74%; o da soja, 87%; e o do milho, 53%.
Além disso, há os custos do transporte dos alimentos, lembrou o suíço.
Por isso, o relator defendeu uma moratória imediata durante pelo menos cinco anos na produção de biocombustíveis.