Menu
Mundo

Rebeldes de Darfur convocam assembléia para negociações de paz

Arquivo Geral

16/09/2007 0h00

 Enquanto manifestantes na Europa e no Primeiro Mundo pediam a paz em Darfur, patient um dos principais grupos rebeldes da região, o Movimento Para a Justiça e a Igualdade (MJI), convocou neste domingo uma assembléia para 25 de outubro a fim de preparar as exigências para as negociações de paz marcadas para dois dias depois em Trípoli (Líbia).

O anúncio foi feito em comunicado divulgado em Cartum pelo chefe do grupo, Ibrahim Khalil, convidando para a reunião os combatentes e partidários da milícia.

A assembléia tem o objetivo de preparar a lista de exigências que o MJI apresentará no dialogo de Trípoli, ressaltou o dirigente. Khalil espera que mais de duas mil pessoas compareçam. O encontro será realizado em uma área “liberada” de Darfur, não declarada.

Além disso, Khalil pediu a presença de todos os simpatizantes do grupo: mulheres, estudantes e representantes de famílias refugiadas “para que falar sobre a paz e as reivindicações que desejam fazer em Trípoli.

O líder do MJI pediu o fim da luta em Darfur antes do começo das negociações, já que “a violência nesse período poderia ameaçar o sucesso das conversações”. Khalil advertiu que o grupo não poderá participar da reunião de Trípoli se os confrontos na região continuarem.

Em 6 de outubro, o presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acertaram em Cartum a realização de negociações de paz em Trípoli, e o fim das operações do Exército sudanês na região.

Manifestantes em 30 países na Europa e em outras partes do mundo saíram às ruas em protestos exigindo ações dos líderes mundiais para acabar com os massacres em Darfur. Em Roma, 1.500 pessoas vestidas de branco tomaram o centro da cidade para receber a “Chama da Paz”, que saiu de Chade em agosto. Refugiados sudaneses também participaram.

Já em Londres, cerca de 100 manifestantes exigiram o envio de uma força de paz mista da ONU e da União Africana (UA), já autorizada em julho pelo Conselho de Segurança.

O conflito de Darfur começou no início de 2003, quando rebeldes pegaram em armas contra o governo de Cartum, após décadas de marginalização e de enfrentamentos tribais para o controle de terra e água.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado