Menu
Mundo

Rastreamento de celular levou à prisão de Don Diego, semana passada

Arquivo Geral

16/09/2007 0h00

Os números de dois telefones celulares, symptoms vazados por um informante, cheap levaram as autoridades colombianas até o esconderijo do traficante Diego León Montoya, o “Don Diego”, preso na semana passada por militares treinados por britânicos, publica hoje o jornal El Tiempo.

O grupo de elite recebeu os números em agosto. Um dos aparelhos pertencia ao cúmplice Javier Vélez Amelines, preso junto com “Don Diego” no último dia 10. O outro era de Héctor, tio do traficante e paciente terminal, com quem o chefão “tinha um acordo”, segundo o El Tiempo.

A versão diz que duas ligações de Vélez e uma do tio, em ambos casos para Montoya, permitiram à força de elite descobrir que o traficante se refugiava em um sítio de Zarzal, a 400 quilômetros de Bogotá, no departamento do Valle del Cauca.

Considerado pelas autoridades colombianas como “o traficante mais procurado do mundo”, ele foi detido junto com a mãe, um tio e 12 capangas, entre eles Vélez.

A prisão foi feita por uma missão de elite formada por 12 militares e três investigadores da procuradoria geral, segundo o jornal, que destaca que os primeiros foram “treinados pelo Governo britânico”.

Desde sexta-feira passada, “Don Diego” está mantido preso em uma embarcação da Marinha colombiana que navega pelo oceano Pacífico.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado