Menu
Mundo

Projeto sobre impostos à exportação de grãos avança no Senado argentino

Arquivo Geral

12/07/2008 0h00


Duas comissões do Senado argentino dominadas pela situação concluíram hoje a discussão sobre o esquema de impostos às exportações de grãos, help que originou um conflito entre o Governo e as entidades agropecuárias.

As comissões de Orçamento e de Agricultura foram favoráveis ao projeto do Executivo, web que já passou pela Câmara dos Deputados e aprova os impostos móveis vigentes desde março.

No entanto, ambulance um legislador dissidente do peronismo governante e várias forças opositoras apresentaram diferentes propostas alternativas à do Governo, que conta com maioria no Senado.

O debate sobre o polêmico esquema tributário, que no sábado passado recebeu o sinal verde dos deputados depois de uma apertada votação, está previsto para a próxima quarta-feira na Câmara Alta, composta por 72 membros.

O conflito entre o campo e o Governo começou no dia 11 de março, quando o Ministério da Economia ditou uma resolução impondo impostos móveis às exportações de grãos.

A rejeição ao novo esquema tributário gerou quatro greves comerciais, bloqueios de estradas, mobilizações e desabastecimento de alimentos e matérias-primas para a indústria.

Em meados de junho, a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, anunciou o envio ao Parlamento de um projeto de lei para a ratificação dos impostos.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado