O presidente interino de Mali, Dioncounda Traoré, designou nesta terça-feira Modibo Diarra, ex-candidato à presidência, como novo primeiro-ministro do país.
A designação de Diarra, embaixador de boa vontade da Unesco, ocorreu por meio de um decreto assinado pelo próprio Traoré, que assumiu como presidente interino no último dia 12.
Cheikh Mohamed Abdoulaye Souad, como também é conhecido Diarra, é astrofísico e representante da Microsoft na África Ocidental. Em março de 2011, ele anunciou a formação do partido Grupo para o Desenvolvimento de Mali, com o qual pretendia concorrer à presidência.
As eleições presidenciais, previstas para o dia 29 de abril, foram canceladas pela junta militar que tomou o poder em 22 de março, após um golpe de Estado que depôs o presidente Amadou Toumani Touré.
A Comunidade de Estados da África Ocidental (Cedeao), que condenou o levante, fechou um acordo-marco no último dia 6 com o líder golpista, Amadou Haya Sanogo, para propiciar o retorno da ordem constitucional.
Em troca, a Cedeao se comprometeu a suspender as sanções impostas a Bamaco, e o novo Parlamento emitirá uma lei de anistia a favor dos golpistas.
Em linha com o estipulado entre ambas as partes, o presidente do Parlamento, Dioncounda Traoré, foi investido como presidente interino, com a incumbência de escolher um primeiro-ministro de consenso e realizar eleições presidenciais em um prazo de 40 dias.