Menu
Mundo

Presidente do México pede ‘cabeça fria’ diante das primeiras medidas de Trump

Em particular, ela assinalou que as medidas migratórias decretadas por Trump são similares às de seu primeiro mandato (2017-2021)

Redação Jornal de Brasília

21/01/2025 13h19

mexico us economy ceo dialogue sheinbaum

Foto de Yuri CORTEZ / AFP


A presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu que se mantenha “a cabeça fria” diante das primeiras medidas do recém-empossado colega americano, Donald Trump, que, em seu primeiro dia na Casa Branca, anunciou deportações em massa de imigrantes e a imposição de tarifas sobre seus parceiros comerciais.

“É importante manter a cabeça fria sempre e nos referirmos aos decretos assinados, para além do discurso em si”, disse Sheinbaum, nesta terça-feira (21), durante uma coletiva de imprensa.

Em particular, ela assinalou que as medidas migratórias decretadas por Trump são similares às de seu primeiro mandato (2017-2021).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira que espera impor tarifas de 25% sobre os parceiros comerciais Canadá e México a partir de 1º de fevereiro, após um discurso nacionalista ao fazer o juramento de posse.

“Temos que nos referir aos decretos no momento. É por isso que eu digo que temos que ter calma e cabeça fria e agir passo a passo”, disse Sheinbaum em resposta a uma pergunta da imprensa sobre a declaração de Trump.

Donald Trump também decretou uma emergência nacional na fronteira com o México na segunda-feira. Ele explicou seu desejo de “proteger” os americanos “contra a invasão” de migrantes que cruzam a fronteira com o México.

O Canadá disse na terça-feira que “responderá” fortemente se os Estados Unidos impuserem tarifas, de acordo com o primeiro-ministro Justin Trudeau.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado