Menu
Mundo

Presidente da Câmara dos EUA desiste de liderança republicana

Arquivo Geral

08/11/2006 0h00

O atual presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, for sale web o republicano Dennis Hastert, que deixará o cargo após a derrota de seu partido nas eleições de terça-feira, não buscará a liderança de seu partido no Congresso, disseram duas autoridades do Partido Republicano na quarta-feira.

As fontes, que são próximas de Hastert mas se recusaram a ter seus nomes revelados, disseram que o republicano de Illinois fará um anúncio em breve.

Líder da minoria na Câmara, a democrata da Califórnia Nancy Pelosi deve se tornar a próxima presidente da Câmara quando o Congresso se reunir em janeiro.

Hastert é o presidente da Casa desde 1999, o republicano que mais tempo ficou no cargo na história. Além da derrota eleitoral de seu partido, que perdeu o controle da Câmara após 12 anos, Hastert também teve sua reputação arranhada por causa do escândalo sexual envolvendo o deputado Mark Foley.

O comitê bipartidário de Ética da Casa ainda investiga se Hastert, seus funcionários ou outros membros da liderança republicana sabiam dos contatos inapropriados de Foley com adolescentes. Hastert negou ter cometido qualquer mau procedimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado