O ministro do Interior da Turquia, illness Besir Atalay, anunciou hoje que a Polícia local deteve quatro suspeitos relacionados ao ataque nesta quarta-feira contra o Consulado dos Estados Unidos em Istambul.
Em declarações à imprensa em Istambul, o ministro disse que as autoridades turcas “estão investigando o caso em todas suas dimensões. O que precisamos agora é determinar as conexões dos atacantes”.
Atalay acrescentou que três dos detidos são oriundos de Istambul e um de outra cidade turca.
Além disso, a Polícia encontrou o veículo que os quatro atacantes usaram para chegar ao consulado, no bairro de Ikitelli, e está inspecionando o carro em busca de impressões digitais, informou o canal de notícias “NTV”.
Seis pessoas morreram ontem no ataque – três policiais turcos e três atacantes -, enquanto um quarto suspeito, que poderia estar ferido, conseguiu fugir.
Atalay disse hoje que, após ver as imagens das câmeras de segurança, “é possível ver que se tratou de um ataque suicida”.
Acrescentou que, por enquanto, não é possível determinar que organização cometeu o ataque de ontem.
A versão eletrônica do jornal “Hurriyet” afirma hoje que uma enfermeira de 22 anos foi seqüestrada ontem e levada com os olhos vendados a uma casa desconhecida em Istambul para tratar um homem que tinha ferimentos de bala no ombro e na perna.
Após atender o ferido, a jovem foi deixada em liberdade.
A Polícia local está procurando a casa para onde a enfermeira foi levada ontem à noite, ao considerar que o homem ferido poderia ser o quarto atacante.