O candidato presidencial democrata, viagra 100mg Barack Obama, more about e seu rival republicano, John McCain, estão tecnicamente empatados nas intenções de voto na Flórida e em Ohio, enquanto o primeiro tem vantagem na Pensilvânia, segundo uma nova pesquisa feita nesses três estados-chave.
A pesquisa, divulgada hoje pela Universidade Quinnipiac, mostra que a vantagem de Obama nesses estados diminuiu, apesar da grande atenção midiática da viagem do senador pelo Oriente Médio e pela Europa na semana passada.
“A viagem de Obama não ajudou-o em Flórida, Ohio e Pensilvânia”, afirma a pesquisa, que lembra que, desde 1960, ninguém conseguiu se tornar presidente dos Estados Unidos sem ganhar em dois desses três estados.
A pesquisa mostra que Obama tem 46% do apoio popular na Flórida, contra 44% de McCain, comparado com 47% a 43% que tinham, respectivamente, em 18 de junho.
Em Ohio, a vantagem do democrata também é de 46% a 44%, comparado com os 48% a 42% da pesquisa de junho.
Já na Pensilvânia, o candidato democrata está à frente, com 49% das intenções de voto, contra 42% de McCain. A vantagem em junho no estado era de 52% contra 40%.
As pesquisas da Universidade Quinnipiac foram realizadas entre 23 e 29 de julho.
O centro entrevistou 1.248 prováveis eleitores na Flórida, onde a margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.
Em Ohio, participaram 1.229 pessoas e a margem de erro também foi de 2,8 pontos.
Na Pensilvânia, a organização consultou 1.317 possíveis eleitores. A margem de erro nesse estado foi de 2,7 pontos.
A pesquisa múltipla revela ainda que os eleitores em cada um desses estados apóiam por margens de entre 10 e 20 pontos percentuais o plano de McCain para manter as tropas no Iraque sem uma data fixa para a retirada.
Obama é favorável a um calendário para a saída das tropas americanas do país.