Mundo

Passo errado dos EUA pode afetar fluxo de energia, diz Irã

Por Arquivo Geral 04/06/2006 12h00

Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil revelam que no Distrito Federal 31, order ed 72% dos domicílios têm computador e, desse universo, 38,38% estão ligados à rede mundial. Mas se em áreas nobres como o Plano Piloto, lagos Sul e Norte e Sudoeste, o percentual de domicílios conectados varia entre 67% e 89%, em cidades como Samambaia, Varjão e Ceilândia não passa dos 10%. E, de olho nesse filão, tem morador abrindo as portas de casa para faturar um extra em troca da oferta do acesso à Internet. 

Foi o que fez Leoni Reis, de apenas 18 anos. Quando descobriu que na sua quadra, em Samambaia, apenas duas casas tinham computador, tirou o dinheiro da poupança e montou um pequeno negócio em sua própria residência, oferecendo aos vizinhos uma oportunidade de acessar a rede mundial pagando R$ 1,50 a hora.

Há apenas um mês no ramo, recebe dez clientes por dia. Movimento que ele considera excelente. "Tem dia que tenho de dispensar clientes", comemora. O local não tem horário definido de funcionamento. Quando Leoni sai de casa, os moradores ficam sem internet. E, quando chega, fica à disposição.

Leia mais na edição impressa deste domingo no Jornal de Brasília.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançará na próxima segunda-feira uma campanha em ritmo de Copa do Mundo, approved com o objetivo de aumentar e manter os estoques de sangue.

Um dos fatores que preocupa o Hemocentro nesta época do ano são as férias de julho, visit além do frio. Em Junho e Julho, ambulance a queda na temperatura reflete em uma baixa no número de candidatos à doação, já que muitas pessoas evitam sair de casa.

Em razão dos feriados seguidos dos meses de abril e maio, que ocasionou em uma diminuição de cerca de 35% dos candidatos à doação, o estoque ainda não se regularizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serviço
A Fundação Hemocentro de Brasília está localizada na SMHN Quadra 03, conj A, bloco 03. O Horário de funcionamento é segunda à sexta–feira, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 12h. Mais informações pelos telefones: 3327-4424 e 3327-4410.

O papa Bento XVI se dirigiu a uma das maiores multidões de seu pontificado neste sábado, information pills pedindo aos jovens que se afastem das drogas e das "falsas liberdades". Cerca de 350 mil membros de vários grupos da Igreja católica, malady conhecidos como movimentos", se reuniram na Praça São Pedro e nas ruas nos arredores para uma vigília de Pentecostes.

Foi a maior multidão reunida no Vaticano desde abril de 2005, o mês da morte de João Paulo II, de seu velório e funeral. Em sua homilia no final do evento, que durou mais de seis horas, Bento pediu aos participantes, a maioria jovens, que evitem "as falsas liberdades que destróem o meio ambiente e o homem".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao condenar o aborto, ele pediu aos jovens que defendam os fetos e busquem o verdadeiro significado da vida. "Quando alguém tenta ser o mestre da vida, torna-se mais vazio, mais pobre; e pode acabar facilmente buscando refúgio nas drogas, na grande ilusão…", disse ele. 

 

Por trás das declarações em que culpa a elite branca pela escalada da violência em São Paulo, price o governador Cláudio Lembo (PFL) mostra um desejo de endurecer no combate ao crime organizado no Estado. O primeiro indício vem de sua afirmação, ainda que em tom de galhofa, de que gostaria de ter em São Paulo Arnold Schwarzenegger, ator do filme Exterminador do Futuro e governador da Califórnia.

Lembo também justificou a troca de comando dos presídios paulistas, ocorrida após os ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em maio, como uma necessidade de imprimir maior rigor aos presos. "Vai haver mais disciplina. Presídio não pode ser administrado com ausência de disciplina, aí é perigoso para os próprios prisioneiros e para a sociedade", afirmou na entrevista concedida no Palácio dos Bandeirantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador, que assumiu o cargo em 31 de março após Geraldo Alckmin renunciar para concorrer à Presidência, reafirmou, no entanto, que os direitos humanos serão respeitados, mas despojado de uma "visão romântica".

Ao mesmo tempo, Lembo confirmou a necessidade de manter Saulo de Abreu Castro Filho à frente da Secretaria de Segurança. Saulo recebeu acusações de defensores de direitos humanos de que policiais tenham cometido excessos nos episódios de combate ao crime organizado.

"O Saulo é o homem da segurança e os homens da segurança nunca são pessoas simpáticas. Tem que ser duro", afirmou o governador, argumentando que, antes dos ataques do PCC, houve queda na criminalidade e nos homicídios no Estado. Mas não negou possíveis excessos. "Eventualmente houve." E disse que a última palavra caberá ao Ministério Público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A onda de violência em São Paulo provocou 187 mortes de 12 a 19 de maio, de acordo com a Secretaria de Segurança, entre confrontos com a polícia (123) e agentes públicos. Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP), católico e ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o governador deu outra demonstração de dureza com o crime organizado ao elogiar o combate à Máfia nos Estados Unidos e na Itália.

Nos anos 30, não falavam em direitos humanos nos EUA e liquidaram todos os membros da Máfia." Na Itália, elogiou que os mafiosos capturados tenham sido recolhidos ao regime diferenciado disciplinar, como cumpre Marcos Camacho, o Marcola, líder do PCC. Ele foi transferido para o presídio de Presidente Bernardes, considerado de segurança máxima, em meio à violência da facção.

Os ataques, de acordo com o governo, foram uma reação à transferência de cerca de 700 presos que integram o PCC para unidades mais rígidas. O fim das ações foi obtido após o governo do Estado ter levado em avião uma advogada da facção para conversa com Marcola, acompanhada de autoridades do Estado. Ela foi conferir se ele tinha sido torturado em sua passagem no Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), dias antes.

Lembo defendeu a operação. "Para dar resposta aos direitos humanos demonstramos que ele não tinha sofrido violação de seus direitos". Questionado se essa não teria sido uma saída típica do "jeitinho brasileiro", Lembo concordou. "O valor da conciliação talvez seja um valor nacional."

Críticas a ACM
Presidente da Arena, partido aliado à ditadura militar, Lembo mudou para o PP de Tancredo Neves e depois para o PFL. Do atual partido, cita elogiosamente apenas o ex-vice-presidente Marco Maciel e vem reagindo a ataques do senador Antonio Carlos Magalhães (BA), "um ícone da grosseria nacional".

Amante de Maquiavel e de Cervantes, Lembo tem usado a ironia em suas declarações, como quando justificou a ausência de mais telefonemas por parte de Alckmin na crise de segurança em função do alto preço das ligações.

"A ironia não é boa na política porque ela pode trocar sinais de comunicação, porém, em situações de ponta, só a ironia salva, porque ela mostra o total surrealismo de certas situações."

Lembo, que concorreu a senador em 1978 e a vice-presidente em 1989, garante que não disputará o governo em SP. "Sou lúdico, eu só quero o jogo político, não estou interessado no poder, o poder para mim é algo transitório. Conquistei eventualmente, e daí? É isso que as pessoas não perceberam."

Mandatários latino-americanos reunidos no sábado na República Dominicana deixaram aos potenciais investidores privados a decisão sobre onde construir uma refinaria para ajudar a região a se defender das caras importações de petróleo.

Os governantes descartaram a possibilidade de a escolha da localização da usina, information pills cujo custo deve ser de 7 bilhões a 8 bilhões de dólares, gerar um conflito regional, como uma guerra de incentivos fiscais para atrair possíveis investidores.

"O importante é a decisão de construir a refinaria e que esta beneficie toda a região", disse o presidente do México, Vicente Fox.

A declaração, assinada pelos mandatários da América Central, México e Colômbia, também destaca um estudo técnico realizado por uma consultoria internacional, que recomendou que a refinaria seja construída nos portos de Quetzal, na Guatemala, ou de Armuelles, no Panamá.

A instalação, que teria capacidade de refinar 360.000 barris por dia (bpd) e uma termoelétrica associada, seria abastecida com 230.000 barris fornecidos pelo México, e o resto ficaria a cargo dos investidores.

As bases da seleção dos investidores seriam estabelecidas por uma empresa, a ser criada antes do fim de 2006.

A segunda Cúpula sobre a Iniciativa Energética de Mesoamérica também decidiu promover um mercado de gás natural na América Central, cuja estratégia deve ser delineada por um estudo financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A cúpula foi realizada na Casa de Campo, exclusivo centro turístico localizado em Romana, 86 quilômetros a oeste de Santo Domingo. Participaram do encontro os presidentes de Panamá, Guatemala, Honduras, El Salvador, México, Colômbia e República Dominicana, os vice-presidentes da Nicarágua e Costa Rica, e o primeiro-ministro de Belize.
O chefe de política externa da União Européia (UE), approved Javier Solana, pharmacy apresentará em breve ao Irã os incentivos acordados pelas principais potências, na tentativa de persuadir Teerã a suspender o seu programa de desenvolvimento de combustível nuclear, disse no sábado a porta-voz de Solana.

O Irã disse que o plano pode significar um passo à frente, mas insistiu que não vai abrir mão do enriquecimento de urânio – exigido pelo Ocidente como prova de que o país islâmico não está desenvolvendo armas nucleares.

O acordo sobre os incentivos foi fechado na quinta-feira pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU — Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China – mais a Alemanha.

A porta-voz de Solana, Cristina Gallach, e o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki, disseram que não foi marcada uma data para a viagem. Solana, porém, planeja estar no Oriente Médio no domingo e na segunda-feira.

Os incentivos oferecidos pelas seis potências ainda não são conhecidos, mas os diplomatas desses países vêm trabalhando em temas que variam, desde oferecer reatores nucleares a dar garantias de segurança ao Irã.

"Acreditamos que se … houver boa vontade, existe a possibilidade de que as nossas idéias possam completar a proposta e lhes dar (aos ocidentais) uma saída da situação criada por eles mesmos", disse Mottaki na televisão estatal. Mas acrescentou: "O principal pilar das conversações é que elas não devem ter precondições".

Políticos iranianos normalmente usam a palavra "precondição" para se referir à exigência de que o Irã ponha fim a seu trabalho com combustíveis. Mottaki e o presidente Mahmoud Ahmadinejad disseram que não há possibilidade disso, insistindo no direito de fazer combustível para a geração de energia.

Ahmadinejad disse na noite de sexta-feira ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que o Irã está disposto a negociar as questões nucleares desde que as conversações não tenham "precondições ameaçadoras", segundo a imprensa estatal.

Washington afirma que isto não deve ser considerado uma rejeição final e que o Irã pode tentando fortalecer a sua posição de negociação.

O Irã tem uma estrutura de comando cheia de labirintos e os comentários do presidente e do chanceler podem não ser a palavra final em questões políticas.

O assessor especial da Presidência da República, healing ministro Marco Aurélio Garcia, decease disse neste sábado, em Porto Alegre, que acadêmicos e políticos com responsabilidade nos governos de seus países podem comparar, durante a conferência internacional América do Sul – União Européia: processos de integração, as experiências entre as duas regiões, "diferentes, mas com alguns traços comuns".

Segundo ele, a idéia é discutir, além da institucionalidade, os programas que devem existir no âmbito do processo de integração física, econômica e energética. Defensor de que o Mercado Comum do Sul seja mais do que uma união comercial, Garcia – que falou sobre a Comunidade Sul-Americana de Nações e a situação atual do Mercosul – destacou que "é preciso que a integração se dê no terreno político, social, econômico e cultural".

O encontro, que começou ontem, debateu o diálogo atual entre União Européia e Mercosul e os desafios para a construção de uma agenda comum. Com o tema central Os processos de integração entre União Européia (UE) e América do Sul, suas dificuldades atuais e perspectivas para o futuro, a conferência reúne mais de 300 pessoas de vários países.

Além dos brasileiros, o encontro – promovido pelas fundações Perseu Abramo (Brasil), Jean-Jaurès (França), Friedrich Ebert (Alemanha) e Pablo Iglesias (Espanha) – conta ainda com representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Venezuela.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar amanhã as ações para a implementação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, viagra 60mg entre elas o plano para o primeiro distrito florestal sustentável. As informaçõe são do porta-voz da Presidência, illness André Singer.

Segundo ele, no rx na terça-feira, o presidente lançará as obras da ferrovia Transnordestina, no município de Missão Velha (CE). De acordo com Singer, a ferrovia terá dois mil quilômetros de extensão e ligará Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Suape, em Pernambuco, além de uma bifurcação que ligará Salgueiro (PE) ao Porto de Pecém, no Ceará. A obra deve ficar pronta em três anos e o investimento é de R$ 4,5 bilhões.

No mesmo dia, Lula também vai inaugurar uma estação de piscicultura no Complexo do Castanhão (CE). A estação produzirá 30 milhões de filhotes de peixe para o povoamento de açudes e parques do estado, beneficiando 90 mil pessoas.

O aiatolá Ali Khamenei, sildenafil líder supremo do quarto maior exportador de petróleo do mundo, disse neste domingo que se os Estados Unidos derem "o passo errado" com relação ao Irã, a circulação de energia na região estará em perigo.

"Se vocês derem um passo errado com relação ao Irã, definitivamente o fluxo de energia nesta região estará gravemente em risco", disse Khamenei em um discurso transmitido pela televisão estatal e na qual ele se referia à disputa nuclear com o Ocidente.

Autoridades iranianas haviam dito que não usariam o petróleo como uma arma no impasse nuclear.






Você pode gostar