Menu
Mundo

Parlamento turco aprova ingresso da Suécia na Otan e aproxima país da aliança

Cenário similar ocorreu na Finlândia, mas esta contou com aprovação mais célere: em abril passado, tornou-se o 31º membro da Otan

Redação Jornal de Brasília

23/01/2024 18h11

Foto: Reprodução/ Anadolu Agency via Getty Images

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Parlamento da Turquia aprovou nesta terça-feira (23) a entrada da Suécia na Otan, a aliança militar ocidental, após meses de debates. Com a decisão de Ancara, agora falta apenas a Hungria, entre os membros do bloco militar, chancelar a entrada sueca.

A Suécia caminha, assim, para se tornar o 32º membro da aliança capitaneada pelos Estados Unidos. O pleito para entrar no grupo foi motivado pela Guerra da Ucrânia, que forçou Estocolmo a romper a neutralidade militar e pedir o ingresso na aliança fundada em 1949.

Cenário similar ocorreu na Finlândia, mas esta contou com aprovação mais célere: em abril passado, tornou-se o 31º membro da Otan, dobrando a fronteira da aliança militar com a Rússia.

“Hoje estamos um passo mais perto de nos tornarmos membros de pleno direito da Otan”, escreveu o premiê sueco, Ulf Kristersson, no X, minutos após o sinal verde dado pela Turquia.

A aprovação se deu por 287 votos a favor e 55 contra, além de quatro abstenções no Legislativo turco. Em breve, o apoio ao ingresso sueco na Otan deve ser publicado no Diário Oficial turco, formalizando o processo.

Ainda que a publicação seja considerada mera formalidade, Ancara ainda precisa comunicar a aprovação oficialmente à cúpula da aliança militar, e analistas consideram que o governo de Recep Tayyip Erdogan pode postergar a fazê-lo para seguir pressionando a nação nórdica.

Era grande a expectativa em torno da decisão turca. Isso porque o país reiteradamente acusava a Suécia de ser conivente com agentes terroristas que atuariam em território sueco.
.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado