Menu
Mundo

Parlamento alemão aprova plano para aliviar choque de preços de energia

Alemanha aprovou uma proposta do governo de fornecer até 200 bilhões de euros em subsídios para aliviar o choque nos preços de energia

Redação Jornal de Brasília

21/10/2022 10h38

Foto: Divulgação

O Parlamento da Alemanha aprovou, nesta sexta-feira, 21, uma proposta do governo de fornecer até 200 bilhões de euros em subsídios para aliviar o choque do salto nos preços de energia para famílias e empresas. Os parlamentares deram seu aval para que um fundo de estabilização federal levante os recursos, assim como para a isenção de uma regra que impõe severos limites ao aumento do endividamento público.

Em mensagem no Twitter, o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que a decisão é uma “boa notícia para todos que olham os custos de seus serviços com preocupação, e para pequenos negócios e empresas”.

Detalhes da implementação do plano, que deverá se estender até 2024, ainda precisam ser finalizados.

Alguns países da União Europeia (UE) disseram que a maior economia do bloco deveria ter coordenado a iniciativa com seus parceiros e expressaram preocupação de que o plano impulsione os preços em outras partes.

Scholz já defendeu o plano em mais de uma ocasião e insistiu que a Alemanha está mostrando solidariedade com o resto da Europa.

Em discurso no Parlamento alemão, antes de uma reunião de cúpula da UE iniciada na quinta-feira, 20, o chanceler disse que o plano equivale a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha ao longo de um período de dois anos e meio.

“Essa é a magnitude de pacotes que foram e estão sendo elaborados em outras partes da Europa neste ano – na França, na Itália ou na Espanha, por exemplo”, disse Scholz.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado