As autoridades de saúde do Paraguai confirmaram hoje que foi reportado um novo caso de dengue em Assunção e outro no departamento de Amambay, order com o que o número de contágios aumentou para 19 neste ano.
O diretor de Vigilância Sanitária do ministério da Saúde, Ivan Allende, disse a jornalistas que uma pessoa que mora em Assunção foi diagnosticada com dengue e supostamente teria contraído a doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, durante uma viagem realizada à cidade boliviana de Santa Cruz.
O segundo caso foi reportado em Pedro Juan Caballero, capital de Amambay e contígua com Ponta Porã (MS) onde os casos da doença chegam a três.
Allende reiterou que os outros 15 casos foram diagnosticados no departamento de Concepción, 450 quilômetros ao norte de Assunção e divisa com Mato Grosso.
O médico destacou que o Ministério da Saúde do Paraguai fortalecerá a vigilância epidemiológica das síndromes febris, principalmente nas zonas de maior risco.