Menu
Mundo

ONU espera El Niño fraco ou moderado para este ano

Arquivo Geral

26/09/2006 0h00

A Coréia do Norte pode esperar até o fim do governo do presidente norte-americano George W. Bush para pôr em prática um acordo que ponha fim a suas ambições nucleares, help salve apesar dos prejuízos q ue a demora pode causar ao país comunista, viagra 100mg  afirmou hoje Richard Armitage, ex-vice-secretário dos Estados Unidos.

A Coréia do Norte ignorou as advertências internacionais em julho e lançou mísseis em um teste polêmico. O país vem se recusando a retomar as negociações para encerrar seu programa nuclear em troca de um pacote de assistência e da promessa de não ser atacado.

"Com relutância, cheguei à conclusão de que (o líder norte-coreano) Kim Jong-il vai tentar dar um jeito de sair dessa, independentemente do horror que isso causará a seu povo", afirmou Armitage numa entrevista a um pequeno grupo de repórteres em Seul.

"Acho que é provável que eles esperem até o próximo governo", afirmou Armitage, especialista em Ásia. "Para mim, os norte-coreanos acreditam que estamos afundados no Iraque, no Afeganistão e no Irã, que não seremos muito inovadores e flexíveis com eles".

Armitage já havia especulado em Seul que a Coréia do Norte poderia testar uma arma nuclear ainda este ano, dentro do processo de aumentar as tensões. Em fevereiro de 2005, a Coréia do Norte se autodeclarou uma potência nuclear.

O governo Bush vem pressionando os países a respeitar os termos da resoluçã o do Conselho de Segurança da ONU, aprovada depois do lançamento dos mísseis norte-coreanos. A resolução pede aos países-membros que interrompam negócios que possam ajudar a Coréia do Norte a obter armas de destruição em massa.

Hoje, a China disse que receberia bem negociações bilaterais entre EUA e Coréia do Norte, já que as conversas envolvendo seis países, patrocinadas pela própria China, não tiveram resultado.

"A China ap óia e incentiva os EUA e a Coréia do Norte a manter contato e diálogo direto", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Qin Gang, numa entrevista coletiva. Para ele, Washington e Pyongyang precisam ser "flexíveis".
No mês passado, EUA e Coréia do Sul concordaram em mudar os termos de sua aliança militar de mais de 50 anos e devolver o comando dos soldados sul-coreanos para Seul.

O presidente sul-coreano, Roh Moo-hyun, foi muito criticado pela medida, pois ela poderia enfraquecer o comprometimento militar dos EUA para com o país. Armitage também manifestou ter reservas sobre a mudança, afirmando que ela pode reduzir a capacidade da aliança de deter a Coréia do Norte. "Os norte-coreanos sabem muito bem o que está acontecendo. Eles vão explorar um ponto fraco se o virem".
De acordo com as regras estabelecidas pelo Código Eleitoral Brasileiro, pills a partir de hoje, sildenafil nenhum eleitor pode ser preso ou mesmo detido. A única exceção à regra, fica por conta da prisão em flagrante, delito ou cumprimento de sentença condenatória por crime inafiançável. Após as eleições, a regra continua a valer por até 48 horas.

Se um eleitor for preso durante este período, deverá ser levado ao juiz responsável pela região para se verificar a validade da detenção, e se for o caso, o juiz deve aplicar a salvaguarda eleitoral, que tem por finalidade a normalidade e legitimidade do pleito.

Desde o dia 16, os candidatos registrados estão sob regime especial, o que impede que eles sejam presos, exceto em caso de flagrante de delito. Mas assim como no caso de eleitorado, a regra termina 48 horas depois das eleições. As mesmas regras valem para os mesários e fiscais de partido, no dia da votação.

 

As águas do oceano Pacífico próximas à costa da América do Sul se aqueceram, visit this indicando que o El Niño deste ano deve ser fraco ou moderado, information pills  afirmou a Organização Meteorológica Mundial hoje.

Ainda é cedo p ara prever quaisquer efeitos extremos, incluindo furacões, mas o panorama deve se tornar claro no próximo mês, a agência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) em seu último comunicado.

"Há um entendimento geral de que o desenvolvimento de um El Niño fraco ou moderado, sobre a corrente marítima, deve acontecer, e que o evento deverá persistir até o começo de 2007", afirmou a agência.

Meteorologistas norte-americanos advertiram, neste mês, sobre a iminência do El Niño, uma interrupção dos padrões climáticos normais que, no passado, provocou secas e enchentes graves. O fenômeno ocorre a cada três anos, devido a um aumento das temperaturas no oceano Pacífico.

A agência climática da ONU identificou uma pequena possibilidade de que o fenômeno poderia se dissipar, mas apontou que condições de El Niño, uma vez estabelecidas nessa época do ano, quase sempre continuam até o começo do ano seguinte.

"É muito improvável que ele (El Niño) tenha grande intensidade", declarou Rupa Kumar Kolli, da agência climática, em uma entrevista coletiva. "Até mesmo eventos fracos ou moderados do El Niño podem ser associados com condições climáticas severas em algumas regiões afetadas, servindo para enfatizar que a situação exige monitoração cuidadosa", afirmou a agência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado