Menu
Mundo

ONU condena ‘danos consideráveis’ a instalações civis no Líbano por ataques de Israel

Os ataques causaram “danos consideráveis ​​a instalações civis”, acrescentou, incluindo “propriedades residenciais, infraestruturas civis e instalações comerciais”

Redação Jornal de Brasília

21/10/2024 15h25

Bombardeio israelense atingiu um veículo no sul do Líbano, a 45 quilômetros ao norte da fronteira entre os dois países – (Foto: JALAA MAREY / AFP)

A ONU condenou, nesta segunda-feira (21), nesta os “danos consideráveis” causados ​​em instalações civis pelos bombardeios israelenses de domingo no Líbano, direcionados contra um grupo financeiro vinculado ao movimento islâmico Hezbollah.

“Condenamos firmemente os bombardeios israelenses em várias áreas urbanas e residenciais (…) que, segundo o Exército israelense, tinham como alvo instalações afiliadas à associação financeira Al Qard Al Hasan”, declarou em um comunicado o Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Os ataques causaram “danos consideráveis ​​a instalações civis”, acrescentou, incluindo “propriedades residenciais, infraestruturas civis e instalações comerciais”.

O Exército israelense disse à noite que atingiu mais de 30 alvos ligados a Al Qard Al Hasan.

Esta instituição é sancionada pelos Estados Unidos, que acusa o Hezbollah de usar-la como fachada para as atividades financeiras do grupo e para acessar o sistema financeiro internacional.

O Alto Comissariado garantiu que os bombardeios também desencadearam “um pânico indescritível e outra onda de deslocamentos entre os moradores dessas áreas”.

“O direito humanitário internacional deve ser sempre respeitado. Os civis e as infraestruturas civis não são um alvo”, disse ele, apelando a um cessar-fogo.

Em 23 de setembro, Israel intensificou a sua campanha aérea contra alvos do Hezbollah no Líbano, depois de quase um ano de confrontos transfronteiriços relativamente limitados com o movimento pró-iraniano.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado