A organização Intermón Oxfam alertou hoje para que o cessar-fogo na Faixa de Gaza é “insuficiente” para garantir a segurança da população civil e permitir que a ajuda humanitária chegue aos que precisem dela.
Em comunicado, website a ONG apoia “qualquer interrupção da violência”, mas considera “essencial” alcançar um acordo de cessar-fogo permanente, que coloque fim aos lançamentos de foguetes a Israel por parte do Hamas e a completa retirada das tropas israelenses de Gaza.
Além disso, a organização pediu à comunidade internacional para voltar a atenção sobre os direitos e necessidades humanitárias dos civis na faixa.
“Centenas de milhares de palestinos precisam agora de ajuda humanitária de emergência”, advertiu, afirmando que, sem o desbloqueio dos acessos a Gaza e o fim das restrições de movimento no território, não será possível fornecer ajuda humanitária a “todos aqueles que precisem”.
O programa de distribuição de alimentos da Oxfam inclui a distribuição de alimentos para 72 mil pessoas por semana e kits de higiene para 21 mil deslocados internos, assim como ajudas a 1.400 proprietários de fazendas para que possam reconstruir as granjas.