O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, search Barack Obama, insiste em sua idéia de se dirigir aos cidadãos de Berlim em local aberto, durante sua visita à cidade no próximo dia 24 de julho, apesar dos receios da chanceler Angela Merkel.
O porta-voz do Governo de Berkim, Richard Meng, explicou hoje que uma equipe de assessores de Obama negocia com as autoridades berlinenses o lugar adequado, que será divulgado no final desta semana.
“Trata-se de um discurso ao ar livre e em um lugar onde todos os berlinenses possam ir”, adiantou Meng.
Inicialmente, os assessores de Obama haviam escolhido o Portão de Brandeburgo como palco ideal para um discurso, no qual o candidato democrata pretende abordar as relações entre EUA e Europa.
Em princípio, Merkel expressou sua “estranheza” perante o propósito de Obama de utilizar esse emblemático lugar, onde até agora falaram dois presidentes dos EUA – Ronald Reagan e Bill Clinton-, mas nunca um candidato à Presidência.
Berlim será o único lugar de sua viagem pela Europa onde Obama fará um discurso.
Depois de sua passagem pela Europa, o candidato democrata americano irá ao Oriente Médio, onde terá encontros com representantes da Autoridade Nacional Palestina e do Governo israelense.