O presidente dos Estados Unidos, cure Barack Obama, healing expressou em sua primeira entrevista televisionada desde que chegou à Casa Branca seu otimismo sobre as perspectivas para a paz entre Israel e os palestinos.
Obama escolheu para seu primeiro encontro com a TV a rede “Al Arabiya”, com sede em Dubai, que é uma das maiores redes de TV em inglês dirigida para audiências árabes.
O presidente recebeu a Al Arabiya ontem à noite pouco após ter despachado seu enviado especial para o Oriente Médio, George Mitchell, para a região conflituosa.
“Muito frequentemente os EUA começam ditando, e nem sempre conhecemos todos os fatores envolvidos nestes assuntos”, declarou Obama.
“Portanto, primeiro escutaremos. Mitchell conversará com todas as partes principais envolvidas” no conflito, acrescentou. “Depois me dará seu relatório, e a partir daí formularemos uma resposta específica”.
Mitchell estará em missão até o dia 3 de fevereiro, segundo o departamento de Estado, em uma viagem que incluirá Israel, Cisjordânia, Jordânia, Egito, Arábia Saudita, França e Reino Unido. Além disso, se espera que vá para Istambul, onde são realizadas conversas entre Israel e Síria.
Em sua entrevista televisionada Obama reiterou o apoio americano para Israel, qualificou este país como “um forte aliado dos EUA” e acrescentou que continua achando que “a segurança de Israel é o mais importante”.
Além disso, afirmou que os EUA “estão prontos para iniciar uma nova relação (com os países muçulmanos) sobre a base de respeito mútuo e interesses mútuos”.
O presidente americano prometeu que seu Governo trabalhe firmemente no processo de paz para o Oriente Médio, desde sua posse, na última terça.