Menu
Mundo

Obama diz que insurgência "criou raízes profundas" no Afeganistão

Arquivo Geral

22/01/2009 0h00

O presidente dos Estados Unidos, more about Barack Obama, prometeu hoje uma estratégia “completa” para combater a insurgência no Afeganistão, que em sua opinião “criou raízes profundas” no país.

O governante assinalou que não haverá uma paz duradoura no Afeganistão enquanto for necessário conviver com os refúgios dos talibãs e da rede terrorista Al Qaeda na região fronteiriça com o Paquistão.

“Uma insurgência letal criou raízes profundas”, disse Obama, que apontou que a violência subiu “de forma espetacular” no Afeganistão, enquanto o cultivo de drogas disparou.

Nestas circunstâncias, o Governo afegão é incapaz de oferecer serviços a boa parte de seus cidadãos, explicou.

O presidente disse que os Estados Unidos iniciarão uma estratégia “completa para pacificar o Afeganistão”, após uma revisão “cuidadosa” de sua política.

Durante a campanha eleitoral, Obama prometeu enviar mais soldados ao Afeganistão para perseguir a Al Qaeda.

Obama alertou que, embora os Estados Unidos não tenham sofrido nenhum atentado em seu território desde o 11 de Setembro, a Al Qaeda continua preparando planos de ataque.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado