A missão Atalanta no oceano Índico libertou hoje um navio de bandeira búlgara e sua tripulação, 15 pessoas que eram mantidas reféns por um grupo de piratas desde maio passado, informou um porta-voz das forças navais da União Europeia (UE).
O “MV Pangea”, que transportava produtos químicos e tinha um peso superior a cinco toneladas, foi interceptado pelas piratas a cerca de 185 quilômetros do Golfo de Áden, perto do litoral do Iêmen, em 11 de maio.
Embora não tenham sido divulgados mais detalhes sobre a libertação, informou-se que os 15 membros da tripulação estão em bom estado de saúde.
A prioridade da operação Atalanta é proteger os navios que levam à Somália ajuda humanitária do Programa Mundial de Alimentos e da missão da União Africana no país.