Menu
Mundo

Mubarak nomeia novos ministros do Interior e de Finanças

Arquivo Geral

31/01/2011 12h16

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, nomeou nesta segunda-feira o ex-chefe de Instituições Penitenciárias, o general Mahmoud Wagdi, como novo ministro do Interior, e o antigo presidente da Instituição Central de Estatística, Gawdat al Malt, para ministro das Finanças.

As nomeações ocorrem após o Governo apresentar renúncia no sábado, dia em que Mubarak encarregou o general Ahmed Shafiq de formar um novo gabinete.

Wagdi substitui no cargo a Habib Ibrahim el Adly, e Malt a Boutros Ghali.

A primeira nomeação feita pelo líder egípcio foi o do chefe dos serviços de inteligência, Omar Suleiman, como vice-presidente, cargo que estava vago desde que Mubarak acedeu ao poder em 1981.

 

Fontes oficiais disseram que o novo Governo seria apresentado na véspera, mas nenhum anúncio havia sido feito e os nomes estão sendo divulgados a conta-gotas.

Não há confirmação se os ministros de Assuntos Exteriores Ahmed Aboul Gheit e o de Defesa Hussein Tantawi permanecem.

As decisões políticas não conseguiram colocar fim aos protestos iniciados na terça-feira passada para pedir reformas políticas e que acabaram exigindo a renúncia de Mubarak.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado