Menu
Mundo

Morre 1º imigrante preso a boias instaladas na fronteira do Texas com México

O caso gerou novas críticas contra a cerca, instalada numa área muito utilizada por migrantes que querem entrar no país

Redação Jornal de Brasília

03/08/2023 15h35

Foto: AFP

São Paulo, SP (Folhapress)

Um cadáver foi encontrado preso a uma barreira de boias flutuantes instalada por autoridades do Texas no rio Grande, na fronteira com o México, para bloquear a passagem de imigrantes que tentam chegar aos EUA de maneira irregular, segundo divulgou a chancelaria mexicana nesta quarta-feira (3).

O caso gerou novas críticas contra a cerca, instalada numa área muito utilizada por migrantes que querem entrar no país. Agora, as autoridades trabalham para identificar o corpo e determinar a causa da morte.

“Estamos preocupados com o impacto que essas políticas terão nos direitos humanos e na segurança dos migrantes, porque vão na direção oposta à colaboração conjunta”, disse a pasta mexicana, em nota.

O México enviou duas cartas diplomáticas aos EUA, com a alegação de que a barreira viola um tratado de água e pode invadir o território mexicano –o governo do Texas não respondeu a um pedido de comentário.

A cerca flutuante foi colocada por determinação do governador do estado, o republicano Greg Abbott, que acusa o presidente americano, Joe Biden, de não se esforçar para deter o fluxo migratório irregular. O Texas foi instado a remover a estrutura de maneira voluntária, mas o político se negou a fazê-lo.

Uma carta conjunta de mais de 60 organizações também foi enviada aos legisladores estaduais na terça-feira (1º), pedindo-lhes que ponham fim às “estratégias violentas de fronteira” e removam as boias do rio Grande, de acordo com a ONG de direitos humanos Border Network for Human Rights.

Em julho, o Departamento de Justiça dos EUA acionou o Texas, e o procurador Jaime Esparza sinalizou a Abbott a possibilidade de uma ação legal. Ele argumenta que a estrutura obstrui ilegalmente a navegação.

Sob a iniciativa batizada de Operação Lone Star, Abbott tomou medidas nos últimos anos para impedir que imigrantes cruzassem a fronteira. A ação incluiu, entre outros pontos, o envio da Guarda Nacional e uma campanha para transportar migrantes para locais mais ao norte do país liderados por democratas.

O republicano também enviou uma carta a Biden em que acusa o líder democrata de não cumprir suas responsabilidades para deter o fluxo de migrantes que entram no país por meio da fronteira sul.

Em sentido oposto ao esperado principalmente por republicanos, os EUA registraram queda de 50% no número de migrantes após a revogação de uma política que permite ao governo americano expulsar migrantes sem considerar seus pedidos de asilo. Mesmo assim, cerca de 100 mil foram detidos em junho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado