Várias mobilizações hoje em diferentes regiões da Bolívia, sale entre elas Cochabamba e Santa Cruz, check apoiaram as políticas do presidente Evo Morales.
Houve manifestações simultâneas nas duas cidades, e também em La Paz, Oruro e Potosí, segundo a imprensa boliviana.
Em Cochabamba, uma grande manifestação apoiou a nova Constituição proposta pelo partido governista, o Movimento Ao Socialismo (MAS), e uma lei para pagar um bônus aos idosos, financiado por um corte da renda que as regiões recebem pela exploração de petróleo.
O canal estatal de TV mostrou a praça principal de Cochabamba com milhares de camponeses, em sua maioria produtores de folha de coca. Eles queimaram bonecos que simbolizavam os governadores e dirigentes de oposição.
Na mobilização em Santa Cruz houve incidentes sem maiores conseqüências entre os manifestantes leais ao Governo e setores da União Juvenil, de oposição.
Víctor Mitma, dirigente da Central Operária de Cochabamba, disse que no dia 13 será realizada uma “cúpula social” na região para “defender a democracia, a unidade e apoiar o processo de mudança instaurado pelo Governo atual”.
As sessões da Assembléia Constituinte na zona cocaleira de Chapare, também em Cochabamba, também começarão na próxima semana. Os governistas pretendem aprovar completamente a nova Constituição artigo por artigo. Na semana passada, o texto já foi votado em primeira instância, na cidade de Sucre, abalada por distúrbios que deixaram três mortos e 300 feridos.