Menu
Mundo

Míssil balístico disparado de território Houthi no Iêmen atinge navio no Mar Vermelho

O míssil aparentemente tinha como alvo o Al Jasrah, outro navio cargueiro atingido por um projétil na sexta-feira

Redação Jornal de Brasília

15/12/2023 13h23

Foto: AFP

Um míssil balístico disparado de território controlado pelos rebeldes no Iêmen atingiu um navio cargueiro de bandeira liberiana nesta sexta-feira (15) no Mar Vermelho, perto do Estreito de Bab el-Mandeb, incendiando a embarcação, disse um oficial de defesa dos EUA. O oficial identificou o navio como MSC Palatium III e disse que não está claro se alguém ficou ferido no ataque.

O míssil aparentemente tinha como alvo o Al Jasrah, outro navio cargueiro atingido por um projétil na sexta-feira. O funcionário falou sob condição de anonimato para discutir assuntos de inteligência. A MSC, operadora do navio, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Os rebeldes Houthi apoiados pelo Irão no Iêmen não reconheceram imediatamente o ataque.

Os ataques intensificam ainda mais a campanha dos rebeldes Houthi do Iêmen, apoiados pelo Irã, que assumiram a responsabilidade por uma série de ataques com mísseis nos últimos dias que falharam por pouco o transporte marítimo no Mar Vermelho e no seu estratégico Estreito de Bab el-Mandeb.

Israel e Hamas

O transporte marítimo global tem sido cada vez mais alvo de ataques, à medida que a guerra entre Israel e o Hamas ameaça tornar-se num conflito regional mais amplo – mesmo durante uma breve pausa nos combates, durante a qual o Hamas trocou reféns por prisioneiros palestinos detidos por Israel. O colapso da trégua e o reinício de uma ofensiva terrestre israelita e de ataques aéreos contra Gaza aumentaram o risco de mais ataques marítimos.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado