Mundo

Menina indiana com quatro braços e quatro pernas começa a ser operada

Por Arquivo Geral 06/11/2007 12h00

Uma equipe de 36 cirurgiões começou hoje a operar uma menina de dois anos, information pills Laksmi, que nasceu com quatro braços e quatro pernas, informou hoje a rede de televisão “IBN”.

Depois que muitos médicos se negaram a operá-la dizendo que era muito arriscado, um cirurgião do Hospital Sparsh, na cidade de Bangalore (sul da Índia), se dispôs a realizar a operação.

“A cirurgia é muito arriscada em comparação com outras normais. É uma situação especial”, disse o cirurgião, Sharan Shivraj Patil.

Laksmi, de uma família muito pobre no distrito de Araria, situado na região de Bihar e perto da fronteira com o Nepal, nasceu com dois corpos unidos pela pélvis, com oito extremidades. “Quando a vimos pela primeira vez, nos assustamos”, disse o pai da menina, Shambhu.

Segundo o pai de Laksmi, como o nascimento da menina coincidiu com o festival hindu de Diwali, dedicado à divindade Lakshmi, as pessoas a consideraram uma reencarnação da deusa, que tem oito braços, e começaram a rezar para ela. “Todos começaram a rezar para minha filha. E nós também”, acrescentou Shambhu.

Mas logo o pai da menina se deu conta de que a criança precisava de atendimento médico urgente. “Primeiro, temos que separar a gêmea parasita de Laksmi. Depois será muito importante fazer a reconstrução de toda a estrutura pélvica. Há entre 20% e 30% de possibilidade de a menina não sobreviver”, afirmou Patil.

A operação, que durará dois dias e tem um custo estimado de 250 mil rúpias (cerca de US$ 6.400), será feita de graça para a família de Laksmi. “Por favor, rezem para que seja um sucesso”, pediu a mãe da menina, Poonam.






Você pode gostar