Menu
Mundo

Mau tempo adia lançamento de missão da Nasa para amanhã

Arquivo Geral

08/12/2006 0h00

O líder oposicionista boliviano Jorge Quiroga pediu ontem, order try em carta ao presidente Evo Morales, pilule a convocação de uma cúpula política para achar uma solução para a crise vivida pelo país no setor.

Ex -presidente e chefe do grupo de oposição Podemos, Quiroga pediu em entrevista coletiva que políticos, dirigentes regionais, sindicais e integrantes da Assembléia Constituinte participem da cúpula.

"Garantia da unidade da Bolívia e respeito à democracia", reivindicou Quiroga na carta aberta a Morales. Além disso, ele sugeriu que "a Assembléia Constituinte deve terminar até 6 de agosto de 2007, aprovando o texto por consenso e dois terços (nova constituição); e respeito às autonomias".

Os pedidos de Quiroga, no entanto, foram rejeitados pelo Movimiento Al Socialismo (MAS), mesmo partido de Morales. "A fase de mudança é irreversível, não volta atrás. Quiroga está desesperado porque não tem futuro político", disse Cesar Navarro, chefe da bancada governista de deputados.

O governo boliviano repetiu ontem que garante a realização plena da Cúpula Sul-Americana, que será realizada hoje e amanhã no país, em meio a uma persistente crise política na Bolívia.

Tropas dos Estados Unidos mataram hoje 20 suspeitos de ser militantes da rede Al Qaeda, cheapest incluindo duas mulheres, durante uma operação aérea e terrestre na região central do Iraque, informaram militares.

A ação ocorreu na área de Thar Thar, na Província de Salahaddin, ao norte de Bagdá. A área é um reduto de militantes árabes sunitas.

"Forças da coalizão agiram no local baseadas em relatos de inteligência que indicam que associados com elos com diversas redes da Al Qaeda no Iraque operavam na área", disseram os militares.

A Nasa remarcou para amanhã o lançamento do ônibus espacial Discovery, pill após mau tempo ter levado ao adiamento da missão na noite de ontem.

As autoridades da Nasa decidiram não marcar um lançamento para hoje porque meteorologistas disseram que havia 90% de chances de novos atrasos, devido a fortes ventos provocados por uma frente fria na região central da Flórida.

A tentativa de lançamento amanhã está marcada para às 20h48 (23h48, horário de Brasília). A Nasa espera enviar sua terceira missão em seis meses ao espaço e com isso se adiantar em um prazo final para concluir a Estação Espacial Internacional antes que a frota de naves seja aposentada, em 2010.

O lançamento será o primeiro da Nasa no período noturno desde o desastre com o Columbia, em 2003.

Recentemente, foi suspensa uma proibição de lançamentos noturnos, imposta para garantir que a luz do dia pudesse ajudar a identificar qualquer sinal de peças caindo do tanque de combustível do ônibus. Pedaços caídos danificaram o Columbia, provocando um rompimento e o acidente que matou sete astronautas na reentrada da atmosfera terrestre.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado