ANDRÉ FONTENELLE
FOLHAPRESS
Um safanão da primeira-dama francesa, Brigitte Macron, no rosto do marido acabou ofuscando a parte oficial da visita do presidente francês ao Vietnã.
A cena foi flagrada pelas câmeras no domingo (25), no momento em que a porta do avião presidencial se abriu, no desembarque em Hanói. De fora, era possível ver Emmanuel Macron virado em direção à frente da aeronave. De repente, surge a mão de Brigitte -reconhecível pela manga vermelha do casaco que estava usando- empurrando o queixo do marido.
Visivelmente constrangido, o presidente vira-se para os fotógrafos que o aguardavam no pé da escada do avião e acena, com um sorriso amarelo. Em seguida, Brigitte aparece e os dois descem os degraus. O presidente parece oferecer o braço à mulher, mas ela desce um pouco atrás dele, sem segurá-lo.
A assessoria da Presidência da França desmentiu o incidente, de início. Depois, diante de pelo menos dois vídeos da cena que viralizaram nas redes sociais, funcionários a atribuíram, segundo a AFP, a um mero “momento de cumplicidade, um último momento de descontração antes da visita”.
A mesma pessoa que falou com a agência de notícias usou o termo “chamaillerie” para descrever o episódio, que em português poderia ser traduzido como “rusga” ou “briguinha”, e lamentou que a cena “sirva de material para teorias conspiratórias”.
Posteriormente, Macron também minimizou o episódio ao falar com jornalistas. “Eu estou brincando com minha esposa, uma rusguinha. Fui surpreendido com isso. E se torna uma espécie de catástrofe geoplanetária, com teorias”, afirmou.
A grande diferença de idade entre Emmanuel, 47, e Brigitte, 72, é motivo constante de maledicências disseminadas nas redes sociais na França.
Os dois se conheceram quando o atual presidente francês tinha 15 anos e era aluno de Brigitte em uma oficina de teatro na escola onde estudava. Na época, ela era casada e divorciou-se em 2006, um ano antes de casar-se com Macron.
A teoria conspiratória mais delirante sobre o casal é que Brigitte teria nascido homem, com o nome de Jean-Michel Trogneux. Trata-se, na verdade, do nome do irmão dela. Duas youtubers foram condenadas por difamação em 2023 acusadas de espalhar o boato, mas o rumor persiste, especialmente nos meios de ultradireita.
O vídeo mais recente se soma a outros dois envolvendo o presidente francês que geraram teorias conspiratórias na internet.
Um deles foi gravado durante uma visita à Ucrânia no qual Macron conversava com os premiês alemão, Friedrich Merz, e britânico, Keir Starmer, ao redor de uma mesa mesa na qual havia um lenço branco; o outro, em uma viagem à Albânia, quando o presidente turco, Recep Erdogan, segurou o dedo de Macron por vários segundos ao cumprimentá-lo.
“De Kiev a Tirana até Hanói, pessoas assistem a vídeos e pensam que eu compartilhei um pacote de cocaína e tive um mano a mano com o presidente da Turquia e uma cena de casal com minha esposa. Os três vídeos são verdadeiros, e no entanto nada disso é verdade. É preciso que as pessoas se acalmem”, afirmou Macron a jornalistas.
“Não é grave, mas o que importa é que tenhamos uma relação com a realidade junto a nossos compatriotas. Não falo de vocês, mas da forma como deformam um vídeo”, completou.
Mão de Brigitte na cara de Macron constrange governo francês
Cena foi flagrada pelas câmeras no domingo (25), no momento em que a porta do avião presidencial se abriu, no desembarque em Hanói
Foto: Reprodução