Menu
Mundo

Macron bebe cerveja com apenas um gole e gera polêmica na França

Após ser instalado a beber de um gole só, o presidente esvaziou uma garrafa em 17 segundos sob aplausos e gritos

Redação Jornal de Brasília

19/06/2023 9h23

Foto: AFP

O presidente Emmanuel Macron gerou debate na França ao beber uma garrafa de cerveja com jogadores de rúgbi do Toulouse, depois que eles conquistaram o título da liga nacional no fim de semana.

Um vídeo divulgado nas redes sociais e na televisão mostra Macron, de 45 anos, recebendo uma garrafa de Corona no vestiário do Toulouse após uma final disputada no sábado (17) no Stade de France, em Saint-Denis.

Após ser instalado a beber de um gole só, o presidente esvaziou uma garrafa em 17 segundos sob aplausos e gritos da comissão técnica e dos jogadores do Toulouse, que venceu o La Rochelle por 29 a 26.

Embora Macron seja um fã de esportes e frequente os vestiários das francesas, como durante a final da Copa do Mundo no Catar, quando a Argentina derrotou a França, a imagem não passou incólume.

“A masculinidade tóxica na liderança política em uma imagem”, criticou a deputada ambientalista Sandrine Rousseau no Twitter.

O deputado governista Jean-René Cazeneuve reagiu em defesa, afirmando que se trata apenas de um “presidente compartilhando a alegria de 23 jogadores e participando de suas tradições”.

Emmanuel Macron está tentando tomar a iniciativa com seu governo e sua imagem depois que a reforma previdenciária fez sua popularidade cair.

Associações e médicos especializados no combate às dependências criticaram o presidente por se mostrarem tomando uma cerveja de um único gole, quando deveriam estar dando “exemplo de comportamento saudável”.

Segundo uma nota do ministério da Saúde em 2021, o consumo de álcool está ligado à morte de quase 49 mil pessoas por ano.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado