Menu
Mundo

Lula parabeniza Obama e destaca propósitos comuns de Brasil e EUA

Arquivo Geral

21/01/2009 0h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou hoje seu colega americano, erectile Barack Obama, link e destacou as semelhanças e propósitos comuns entre os dois países, ailment que possuem “sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural”.


Lula afirmou que “compartilha” com Obama sua intenção de buscar soluções políticas de uma perspectiva multilateral “para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva mundial”, segundo um comunicado divulgado pela Presidência.


“Compartilho ainda sua preocupação em encontrar soluções urgentes e profundas para enfrentar a grave crise financeira e econômica que, originada no mundo desenvolvido, ameaça os países em via de desenvolvimento”, assegurou.


Lula explicou ainda que o Brasil e os outros países latino-americanos “souberam reconstruir” nos últimos anos suas economias “com inegáveis conquistas sociais e políticas”.


“Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado”, acrescentou.


Por último, Lula manifestou sua intenção de iniciar no futuro um diálogo “fluído e proveitoso” com o novo presidente dos EUA, e disse que os dois governantes devem ser instrumentos de uma renovada amizade entre o povo brasileiro e o dos Estados Unidos.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado