Um prédio de 15 andares na capital paulista foi alvo na manhã de hoje de um arrastão promovido por sete assaltantes. O prédio, dosage diagnosis localizado no bairro nobre de Morumbi, story foi invadido por um homem que chegou de táxi, treat dizendo que iria entregar uma cesta de café da manhã para uma moradora.
Nesse instante, o homem e seus comparsas renderam o porteiro. De acordo com informações do site Terra, os bandidos pararam no quinto andar e renderam a primeira família. Do apartamento deles foram roubados dinheiro, celulares e jóias.
Outros seis apartamentos foram assaltados durante a ação que durou uma hora e meia. Eles fugiram em dois carros e deixaram para trás uma das armas usadas. Os bandidos levaram também a fita do circuito interno do prédio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se hoje com o líder líbio Muammar Kadafi e pediu mais cooperação entre os países excluídos na luta contra as desiguald ades sociais em Abuja, click na Nigéria, onde participa de encontro entre líderes africanos e sul-americanos.
"Nosso objetivo principal hoje é fixar os alicerces de um novo paradigma de cooperação Sul-Sul", declarou o presidente Lula, que participou da Cúpula África-América do Sul, realizada na Nigéria.
"Se queremos outra globalização, menos desigual, mais solidária, precisamos construir parcerias estratégicas que atendam os países mais pobres", disse Lula. Na quarta-feira, o presidente teve que cancelar parte de sua agenda devido a uma lesão no pé direito, agora enfaixado. Ele aparentava alguma melhora hoje.
Anfitrião da cúpula, o presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, disse que os dois continentes compartilham uma história de colonização e exploração, além de enfrentarem desafios parecidos para o futuro. Ao final do encontro, os líderes assinaram uma declaração de nove pontos com o objetivo de buscar a cooperação em várias áreas, incluindo energia, bancos, redução da pobreza e educação, além do aprimoramento da democracia. Acertaram ainda um encontro de integração bianual.
Lula chegou a dizer que a África é uma prioridade "indiscutível" para o Brasil. Durante seu primeiro mandato, o presidente Lula visitou 17 países africanos e recebeu 15 líderes da região em Brasília. O comércio, segundo dados do governo, cresceu 110% nos últimos quatro anos.
"O que nos trouxe a Abuja foi o desejo de unir africanos e sul-americanos para fazer ouvir nossa voz. Vamos formar uma estreita aliança entre dois continentes que se ressentem da exclusão a que têm sido relegados por tanto tempo", afirmou Lula no discurso. Ele retorna ainda nesta noite a Brasília.
Kadafi, um dos quatro líderes que abriram o encontro num hotel de luxo em Abuja, disse ser importante fazer avanços concretos para evitar que o próximo evento seja visto como um fracasso. Ele reforçou a necessidade de cooperação mencionada no setor de defesa e sugeriu que os dois continentes formulem a sua versão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O líder líbio lembrou ainda em seu discurso a eleição presidencial na Venezuela. "Quando o povo venezuelano for às urnas, ele deve votar pelo presidente deles porque ele é um amigo dos pobres. Ele fez muito pela Venezuela, pela América do Sul e pelo mundo", declarou Kadafi, referindo-se ao presidente Hugo Chávez, que concorre à reeleição no domingo.
Chávez foi representado no encontro por seu ministro de Relações Exteriores e mantém amizade com Kadafi. Eles compartilham origens militares, idéias econômicas de esquerda e relações conflituosas com Washington. Venezuela e Líbia também são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
A Líbia recentemente se acertou com os Estados Unidos após um impasse que durava décadas, o que agora permite investimento ocidental para diminuir a dependência do petróleo vivida no país africano.