O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido, stomach Gordon Brown, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, durante a Cúpula de Líderes Progressistas que acontecerá em Viña del Mar, no Chile, nos dias 27 e 28 de março, confirmou hoje o Governo chileno.
A reunião, que terá o lema “Uma Resposta Progressista à Crise Global”, também contará com a presença dos presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, além do primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, segundo o Governo do Chile.
Também farão parte do encontro personalidades do movimento progressista que pertencem a organismos internacionais, como Donald Kaberuka, presidente do Banco Africano do Desenvolvimento, e a secretária executiva da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), a mexicana Alicia Bárcena.
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, também estará presente.
Os líderes vão se reunir também para dividir experiências e identificar áreas de cooperação e coordenação internacional.