Menu
Mundo

Líder da Al Qaeda aparece em vídeo dando instruções de ataque à Casa Branca

Arquivo Geral

10/10/2006 0h00

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, help pilule Tony Blair, prostate manifestou hoje apoio a seu ex-secretário Jack Straw, ailment que disse que as mulheres muçulmanas que se cobrem totalmente com véus dificultam as relações entre as comunidades.

Numa entrevista, Blair declarou que Straw havia levantado uma questão importante, de um "modo sensato e pensado".

O escritor Salman Rushdie, que passou anos refugiado quando foi condenado à morte por ter escrito o livro "Os Versos Satânicos", disse que Straw estava "manifestando uma opinião importante, que os véus são ruins, e são mesmo". "Acho que o véu é uma forma de tirar poder das mulheres", disse Rushdie à Rádio BBC. "Acho que a batalha contra o véu é uma longa e constante batalha contra a limitação das mulheres".

Na semana passada, Straw disse que gostaria que as mulheres não se cobrissem inteiramente com os véus, porque ao fazer isso elas agem como "uma declaração visível de separação e diferença". Ele afirmou que pede às mulheres encobertas que mostrem o rosto, se houver outras mulheres junto.

O governo britânico vem tentando combater a radicalização entre o 1,8 milhão de muçulmanos que vivem no país, principalmente depois dos ataques contra o sistema de transporte londrino, no ano passado, em que 52 pessoas morreram.

Blair não respondeu diretamente à pergunta feita pela BBC se ele também gostaria que as mulheres retirassem os véus quando falam com ele. "Acho que, no fim das contas, é uma questão de elas escolherem o que querem fazer", disse. "Mas acho que o motivo de Jack ter tocado no assunto é que essas são questões sobre as quais as pessoas têm posições veementes. Como ter certeza de que as pessoas não estão tentando se distinguir do resto da sociedade? Portanto é um debate difícil e espinhoso, como vimos nos últimos dias, mas acho que ele levantou o assunto de forma sensata e pensada".

As declarações de Straw causaram revolta em grupos de muçulmanos e foram aplaudidas por jornais direitistas. Outros ministros de Blair disseram que não pediriam às mulheres que mostrassem o rosto.

Diferentemente de outros países europeus, como a França, que limitou o uso de lenços nas escolas, a Grã- Bretanha não costuma estabelecer restrições às vestimentas islâmicas.

Straw deixou o cargo de ministro das Relações Exteriores este ano, mas permaneceu no gabinete como líder da Casa dos Comuns.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nova proposta de reajuste aos funcionários hoje, capsule que será avaliada em assembléias da categoria no final da tarde.

A informação foi dada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A assessoria da Fenaban não estava imediatamente disponível para comentários.

Segundo o sindicato, os banqueiros ofereceram reajuste de 3,5% e também melhoraram a proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que agora prevê a distribuição de 80% do salário, já reajustado, e mais R$ 828.

Os trabalhadores do setor estão em greve por tempo indeterminado e, segundo a Contraf-CUT, a estimativa é de que 95% deles estejam parados. "Estima-se que essas categorias juntas ultrapassem um milhão de empregados no país, sendo 400 mil bancários", acrescentou a entidade em nota.

A categoria, com data-base em 1º de setembro, reivindicava aumento real de 7,05%, com abono de um salário bruto acrescido de R$ 1.500, entre outras medidas.

Ao receber o apoio de lideranças do PMDB de Minas, discount no final da manhã de hoje, more about o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva criticou os políticos que "blefam" sem cartas e voltou a atacar o adversário Geraldo Alckmin (PSDB), price dizendo que o projeto dos tucanos é "destruir o setor público". "Não adianta blefar o tempo inteiro porque uma hora toma um seis no meio da cara", disse Lula, comparando a disputa política ao jogo de truco, no qual o "seis" é o desafio que se faz ao adversário, obrigando-o a mostrar se tem cartas para vencer ou se está blefando. Lula recebeu nove deputados dirigentes peemedebistas mineiros no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente José Alencar (PRB), ex-senador pelo PMDB de Minas. Ele criticou também a "demagogia" nos debates e na televisão.

"Um bom jogador de truco tem de ser cuidadoso e blefar o menos possível. Se blefar muito o povo prefere desligar a televisão do que continuar ouvindo as conversas", acrescentou o candidato-presidente. "Eu e o Zé Alencar vamos trucar (apostar), mas trucar forte (com carta)", acrescentou.

Um dia depois de seu coordenador de campanha, Marco Aurélio Garcia, ter acusado o economista tucano Yoshiaki Nakano de pregar a "recessão e a inoperância" com um corte de despesas de 3% do PIB, Lula comparou o PSDB a um "demolidor de prédios". "O projeto deles vocês conhecem, é o projeto do desmonte", afirmou. "São especializados em destruir, em dois minutos, o que se levou dois séculos para construir. É como a demolição de um prédio, que derruba em 30 segundos o que se construiu durante anos".

Lula voltou a associar os adversários à política de privatização de empresas públicas. Ele afirmou que o Estado precisa ter empresas públicas "necessárias ao desenvolvimento e à segurança nacional", citando a Petrobras como exemplo.

No encontro com Lula, o ex-ministro da Saúde Saraiva Felipe, presidente do PMDB de Minas, entregou documento de apoio da direção regional do partido, que elegeu oito deputados em coligação com o PT e tem 183 prefeitos.

Parte do PMDB mineiro apóia Alckmin junto com o governador Aécio Neves (PSDB). "Vamos junto com o PMDB, ainda que com fissuras em alguns lugares, o que é próprio de todo partido grande", comentou Lula.

A polícia desocupou a principal estação de trem de Genebra e parte do centro da cidade, viagra  hoje, sale depois de receber um alerta de bomba por telefone.

Uma ligação telefônica, dosage registrada às 12h20 (horário de Brasília), informou que havia explosivos na estação e em uma loja de departamentos no centro da cidade, disse um porta-voz da polícia.

As pessoas que estavam nesses dois locais foram obrigadas a deixar a área, e a polícia estava usando cães farejadores para detectar alguma bomba.

Um homem que pode ser um importante militante da Al Qaeda foragido de uma prisão norte-americana perto de Cabul apareceu em um vídeo, and divulgado hoje, pedindo a seguidores no Afeganistão para lutar até que a Casa Branca seja atacada.

"Alá não ficará satisfeito até que atinjamos o topo da Casa Branca", disse Abu Yahya al-Libi no vídeo divulgado pela TV Al Arabiya.

O canal afirmou que a fita tem uma hora de duração e mostra imagens de Libi exortando combatentes a treinar e até a tentar conseguir tecnologia nuclear.

Acredita-se que Libi seja o codinome do líbio Mohammad Hassan, o qual, junto com outros três militantes da Al Qaeda, fugiu da prisão dos EUA na Base Aérea de Bagram, no ano passado.

A Arabiya disse que a autenticidade da fita não pôde ser verificada, mas que especialistas haviam dito para sua redação no Afeganistão que o vídeo foi filmado no sudeste do país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado