Menu
Mundo

Kelud entra em erupção após três semanas de alerta máximo

Arquivo Geral

06/11/2007 0h00

O vulcão Kelud, doctor no leste da ilha indonésia de Java, doctor entrou em erupção esta madrugada após quase três semanas de alerta máximo pelo aumento de sua atividade.

“Pouco antes das 6h da manhã, try começou a sair lava do fundo do lago da cratera. Portanto, podemos confirmar que o vulcão já entrou em erupção”, disse à Efe Saut Simadutan, especialista do Centro Nacional de Vulcanologia na cidade de Bandung.

“Estamos registrando um tremor vulcânico prolongado, com uma grande amplitude máxima, de 20 milímetros, e há uma coluna de vapor de um quilômetro de altura”, acrescentou.

O vulcanólogo explicou que as equipes que controlam a situação do Kelud não sabem qual é a temperatura de água do lago no momento. Os instrumentos de medição pararam de funcionar.

“A situação está sob controle, a erupção não é muito grande e por enquanto não parece que tenha saído muita lava”, acrescentou Simadutan.

Ontem, os cientistas detectaram que o Kelud tinha começado a expelir enormes blocos de lava não incandescente.

Umar Rusadi, chefe da equipe de observação do vulcão, disse que a cratera está bloqueada por restos de lava petrificada da última erupção, de 1990, informou hoje o jornal “The Jakarta Post”.

“Para movimentar esta massa tão grande, o magma pode precisar de muita energia. Por isso, a erupção de lava quente pode ser mais leve”, afirmou.

No entanto, Rusadi lembrou que é possível outro cenário. Nele, o Kelud geraria muita energia para expulsar o magma que bloqueia a cavidade, com um excesso de pressão que torne ainda mais destrutiva a erupção.

No fim de semana houve cenas de pânico nos arredores do vulcão, após um grande aumento de sua atividade, que levou a um alarme falso de erupção.

Com 1.713 metros de altura, o Kelud é considerado um dos 10 vulcões mais perigosos do mundo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado