Menu
Mundo

Justiça filipina suspende lei contra crimes virtuais

Arquivo Geral

09/10/2012 16h58

A Suprema Corte das Filipinas suspendeu nesta terça-feira a implementação da lei contra crimes na internet, enquanto decide se certas disposições violam liberdades civis.

A Secretária de Justiça do país, Leila de Lima, afirmou que o tribunal emitiu uma medida cautelar que impede o governo de aplicar a lei sancionada pelo presidente Benigno Aquino III no mês passado. A legislação passou a valer na última semana, mas até agora não há relatos de prisões.

A alegada intenção é coibir crimes virtuais como pedofilia, roubo de dados, envio de spam e sexo virtual. Mas jornalistas e grupos de defesa da liberdade de expressão são contra a lei porque ela proíbe a difamação online, impondo o dobro da pena normal, e bloqueia o acesso a determinados sites. Eles temem que tais disposições sejam usadas por políticos para silenciar os críticos. As informações são da Associated Press.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado