Segundo informações, tadalafil a decisão favorece 22 dos 23 acusados, incluindo a viúva e os cinco filhos de Pinochet, que ontem também tiveram sua prisão preventiva decretada.
O único que continuará detido é Oscar Aitken, ex-testamenteiro do falecido general e que não se apresentou à Justiça, razão pela qual estava sendo procurado pela Polícia.
A medida, que surpreendeu as partes do processo, precisa ser ratificada pela V Sala da Corte de Apelações de Santiago.
Segundo fontes do tribunal, a V Sala se reunirá amanhã, a partir das 9h30 (de Brasília), para tomar uma decisão sobre as liberdades provisórias concedidas e os pedidos de “habeas corpus” apresentados hoje pelos advogados de defesa da maioria dos processados.
Caso a liberdade concedida pelo juiz Cerda seja confirmada, a corte fixará uma fiança a cada um dos beneficiados, que, logo após o pagamento, poderão deixar os locais em que se encontram detidos.
A situação envolvendo os pedidos de “habeas corpus” é diferente, já que têm como objetivo anular de forma definitiva a ação judicial com base em alguma ilegalidade ou arbitrariedade no processo.
Caso o recurso seja aceito, o processado ficará imediatamente livre das acusações.
O juiz Cerda decidiu conceder liberdade provisória aos processados depois que o presidente da Suprema Corte, Enrique Tapia, negou um pedido feito por Luis Valentín Ferrada, advogado de alguns dos militares detidos, para impedir que seu colega viajasse amanhã para os Estados Unidos.
Cerda viajaria para esse país para receber uma distinção da Peter and Patricia Gruber Foundation por seu trabalho em prol dos direitos humanos.
Ontem, ele processou a viúva de Pinochet, seus cinco filhos, quatro colaboradores civis e 13 militares pelo suposto desvio de verbas especiais da Presidência da República para contas pessoais que o ex-ditador mantinha em bancos estrangeiros.
Segundo as investigações, nessas contas, Pinochet (1973-1990) acumulou uma fortuna de mais de US$ 26 milhões, a maior parte dela sem justificativa legal.