Menu
Mundo

Japão anuncia novas sanções contra o Irã

Arquivo Geral

03/08/2010 9h09

O Governo japonês vai impor novas sanções contra o Irã por seu programa nuclear de enriquecimento de urânio, após a recente aprovação da resolução 1929 da ONU, informou nesta terça-feira o porta-voz oficial japonês, Yoshito Sengoku.

As medidas representarão o congelamento de ativos de 40 organizações e um indivíduo, todos ligados a programas nucleares e de desenvolvimento de mísseis, assim como a restrição das transações bancárias para a provisão ao Irã de armas convencionais de grande tamanho, segundo a agência local “Kyodo”.

As novas sanções japonesas se destinarão a castigar o Irã por seu programa de enriquecimento de urânio e de desenvolvimento nuclear, segundo o Executivo japonês.

A decisão de Tóquio segue à adotada em julho pela União Europeia (UE) de impor sanções contra o Irã por manter seu programa de enriquecimento de urânio, acompanhando a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

No dia 9 de junho, o Conselho de Segurança aprovou a resolução 1929, que impõe uma quarta rodada de sanções ao Irã, como parte de um esforço internacional para pressionar o país para que abandone suas supostas ambições nucleares.

O Irã nega que seu programa de enriquecimento de urânio tenha como objetivo fabricar armas nucleares, e assegura que sua finalidade é o uso pacífico da energia nuclear.

A recente resolução da ONU estabelece novas restrições às operações dos bancos iranianos, enquanto aumenta a dificuldade das transações no exterior das entidades financeiras desse país.

Além disso, endurece o embargo de armas ao Irã e sanciona 40 entidades do país, entre elas várias vinculadas enquanto reforça o regime de inspeções a navios e aviões iranianos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado