Menu
Mundo

Israel insiste em não partir Jerusalém em duas

Arquivo Geral

07/12/2010 19h08

Israel insistiu nesta terça-feira que “partir Jerusalém em duas” não garante “um futuro de paz com os palestinos”, em resposta a um documento de caráter interno dos cônsules da UE no leste da cidade publicado pela imprensa local.

No documento, os cônsules europeus expressam preocupação pela política que o Governo de Israel desenvolve em Jerusalém, pois consideram que “afasta a possibilidade” de que os palestinos estabeleçam algum dia, na parte leste da cidade (de maioria palestina), a capital de um eventual Estado independente.

“Trata-se de um documento interno que não expressa uma postura oficial da UE. O que podemos dizer é o que sempre dizemos, que não pensamos que partir em dois o centro de Jerusalém garanta um futuro de paz para os palestinos”, disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores israelense, Yigal Palmor.

“Aceitamos falar de Jerusalém. Mas o futuro da cidade depende de negociações”, acrescentou Palmor.

O estabelecimento no leste de Jerusalém de um eventual Estado palestino é um dos principais empecilhos da negociação que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, empreenderam em setembro, e que se encontra bloqueada praticamente desde o início.

Netanyahu mantém que Jerusalém deve permanecer sob soberania de Israel – que a ocupou na Guerra dos Seis Dias de 1967 -, no entanto, Abbas não abandona a exigência de estabelecer no leste da cidade a capital de um Estado palestino independente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado