Os Guardiães da Revolução realizaram um novo teste de mísseis de médio e longo alcance durante as manobras que seus efetivos ensaiam no Golfo Pérsico, medicine informou hoje a emissora de TV televisão “Alalam”.
O novo teste aconteceu na madrugada de quarta para quinta-feira, e incluiu os foguetes “Fateh” (conquistador) e “Zelzal” (terremoto), de médio alcance, assim como o Shihab-3, de longo alcance e capaz de atingir diversos alvos no Oriente Médio, incluindo Israel.
A “Alalam” afirmou que esse foi o primeiro teste desses foguetes durante a noite, e que foi realizado “com total sucesso”.
Nas manobras, também foram testados foguetes mar-terra, mar-ar e mar-mar, acrescentou a fonte.
Os testes de ontem foram criticados por vários países ocidentais. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou que demonstra que a ameaça do regime de Teerã “não é imaginária”.
No entanto, o ministro da Defesa iraniano, Mostafa Najjar, afirmou que os mísseis testados têm um objetivo “puramente defensivo”.
“Nossos mísseis não serão utilizados para ameaçar nenhum país e seu único objetivo é repelir aqueles que tentem atacar o Irã (…) São para defender a paz no Irã e no Golfo Pérsico”, indicou.
As manobras dos Guardiães da Revolução Islâmica (tropa de elite do regime islâmico) acontecem em meio à tensão gerada pelas ameaças iranianas contra Israel e a força naval americana no Golfo Pérsico, caso esses países ataquem as instalações atômicas iranianas.