Menu
Mundo

Irã prende um europeu acusado de espionagem

“Um europeu foi preso pelas forças de segurança da organização de inteligência do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI)” no sul do Irã, indicou o site Sepahnews

Redação Jornal de Brasília

24/06/2025 12h43

iran israel conflict politics nuclear protest

Foto: ATTA KENARE / AFP

A Guarda Revolucionária iraniana anunciou, nesta terça-feira (24), a prisão de um europeu acusado de espionar instalações “militares e sensíveis”.

“Um europeu foi preso pelas forças de segurança da organização de inteligência do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI)” no sul do Irã, indicou o site Sepahnews, coincidindo com o anúncio nesta terça-feira de uma frágil trégua entre o Irã e Israel após 12 dias de guerra.

A pessoa presa, cujo sexo e país de origem não foram especificados, “entrou no Irã como turista” e “coletou informações em instalações militares e sensíveis”, segundo este site da Guarda Revolucionária.

Na véspera, as autoridades judiciais do Irã detiveram outro europeu na província de Hamadan, acusado de ser um “espião” a serviço de Israel, segundo a televisão estatal.

Esta pessoa, cujo gênero e nacionalidade também são desconhecidos, entrou no Irã “como turista” e tinha a “missão de estabelecer uma rede, coletar informações e desarticular sistemas de armas e mísseis no Irã”.

Desde o início da guerra entre Israel e Irã, em 13 de junho, a mídia iraniana noticiou prisões similares de supostos espiões em várias regiões do país.

As autoridades também anunciaram a execução de várias pessoas condenadas por colaborar com o Mossad, a agência de inteligência externa de Israel.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado